[02/06/2009 11:50:09] Junho e mes de festa na Penha

Junho é mês de festa na Penha

É só andar pelas ruas da Penha para notar: o bairro é um dos mais tradicionais da cidade – e o mais antigo. Sua origem é praticamente ligada à própria história de São Paulo. No imaginário popular, a imagem de Nossa Senhora escolheu ficar na região onde hoje é a Penha, ao invés de seguir viagem com um católico francês, por volta de 1600.

A partir daí, o tímido povoado começou a se espalhar em torno da Igreja de Nossa Senhora da Penha, construída em homenagem à santa, em 1682.

Nos tempos de escravatura os negros eram proibidos de frequentar os cultos e locais religiosos destinados apenas aos brancos. Passaram cinco anos pedindo esmolas para erigir uma pequena capela em taipas, batizada de Nossa Senhora do Rosário da Penha de França.

Em 16 de junho de 2009, a igreja completa 207 anos. No passado, seus festejos de aniversário eram bastante tradicionais, mas acabaram se perdendo no tempo. Em 2002, por ocasião do bicentenário da igreja, decidi retomar os festejos, como forma de resgatar e preservar a memória histórico-cultural da Penha e de São Paulo. Em projeto de lei de 2006 (PL 0369/2006), incluí as festas do Rosário no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo. Essa perfeita harmonia entre desenvolvimento e tradição é o que me encanta na Penha: o bairro se modernizou, com pouca verticalização e manteve suas ruas estreitas do centro histórico.

Ainda hoje, os vizinhos cultivam o hábito de bater papo na janela. Daí a importância de garantir que esses elementos, positivamente provincianos, permaneçam vivos no seio da Penha. Por isso, a cada ano, preocupamo-nos em organizar os tradicionais festejos do Rosário juntamente com personagens importantes como José Morelli, Ronaldo Alves (Teatro da Penha), Cida Costa, Mário Cortês e tantos outros que se empenham para a realização da Festa durante todo o mês de junho.

Neste ano, sob o tema “Ei mamãe! Abraça eu mamãe!”, o evento começa no dia 1º, com a palestra “Virgens Negras”. O auge das festas acontece no dia 21, com a procissão de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nossa Senhora do Alívio. A programação inclui, ainda, eventos musicais e folclóricos. E toda segunda-feira, às 11h30, o padre Sílvio estará na Igreja para celebrar uma missa, seguida pela reza do terço.

Convido todos a fazerem parte dessa grande festa em comemoração à história da Penha. Vamos prestigiar os 207 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e também as expressões culturais da nossa terra.

Conto com a presença de todos!

Gilberto Natalini
Médico e Vereador – PSDB/SP

About natalini