[17/04/2007 18:18:59] Preservar Cultura Imigrante

Conselho para preservar cultura imigrante

Por meio da criacao de um Conselho Municipal das Comunidades Estrangeiras, o vereador Gilberto Natalini (PSDB) pretende estimular a preservacao da cultura dos povos que contribuiram para a formacao da populacao paulistana.

De acordo com o Projeto de Lei do vereador, o Conselho tem a finalidade de formular diretrizes e atividades para a preservacao da historia dos imigrantes, promovendo a insercao social e economica dos imigrantes e de  seus descendentes, incentivando ainda acoes governamentais, estudos e debates relacionados a trajetoria imigrante na cidade.

Sociedade civil e poder publico terao representantes no Conselho. Dos 28 membros, 12 serao oriundos da sociedade civil, 12 das secretarias municipais e quatro da Camara. Eleitos pelo prefeito, no caso dos membros da Camara e secretarias, e  pela sociedade civil durante a Conferencia Municipal das Comunidades Estrangeiras, 70% dos conselheiros deverao ser imigrantes ou descendentes.

A riqueza de Sao Paulo esta intimamente ligada ao suor dos imigrantes que ha seculos escolheram o solo do estado para plantar seus sonhos e ideais. Em 1901, menos de 10% dos cerca de 50 mil industriarios que viviam no estado eram brasileiros. Hoje, cerca de cem etnias convivem na cidade de Sao Paulo, o que faz da capital uma vitrine da diversidade racial e cultural. Natalini considera a criacao do Conselho uma justa homenagem aos  herois anonimos que ao longo dos seculos transporam fronteiras e ajudaram a edificar o potencial da capital paulista.

About natalini