[17/04/2009 21:15:20] Vereador Gilberto Natalini promove incentivo a viticultura paulistana

Vereador Gilberto Natalini promove incentivo à viticultura paulistana

Para ressaltar a importância da tradição paulista no cultivo de uvas para produção de vinhos, geléias e suco de uva, podendo até enriquecer a merenda escolar no Município de São Paulo, além de promover a agroindústria; o gabinete do vereador Gilberto Natalini (PSDB), juntamente com a Vindima, realizará na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, às 11h30, um plantio simbólico de uvas no Palácio dos Bandeirantes. A escolha da sede do Governo para o plantio deve-se ao fato do local ter sido, em tempos passados, o primeiro sítio a receber uma muda de uva Isabel.

Considerando essas e outras constatações acerca dos benefícios do consumo moderado de vinho, o vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP) elaborou o projeto de lei 0378/2008, que instituiu o Programa Municipal de Resgate da Viticultura Paulistana. Além de buscar a difusão da importância cultural, social e histórica do vinho dentro do contexto municipal, o projeto também incentiva a produção de uvas em áreas públicas da cidade, como praças, jardins e parques.

O projeto de Natalini convoca o apoio e a participação de organizações não-governamentais, de entidades e empresas privadas e dos cidadãos. Apresenta ainda, uma vertente ambiental, na medida em que propõe a melhoria do meio ambiente municipal, por meio da recuperação paisagística. O cunho social fica por conta da especialização de pessoal, capacitando mão de obra para atuar com as técnicas de viticultura.

“Poucos sabem, mas nossa cidade já foi um grande centro produtor dessa nobre fruta e foi principalmente daqui que seu cultivo se expandiu para todo o Brasil”, expõe Gilberto Natalini, na justificativa de seu projeto. “Recuperar esse cultivo significará resgatar um pouco das raízes históricas de nossa cidade e de práticas importantes para nossos antepassados que demonstraram contribuir para uma melhor qualidade de vida”.

A história da uva e do vinho é milenar e permeada de mitos e até passagens bíblicas. No Brasil, a uva chegou 32 anos depois de Pedro Álvares Cabral, como forma de ocupar as terras próximas ao litoral de São Vicente. Em São Paulo, a uva chegou em 1830, e só depois se expandiu para as demais regiões do país. “Em São Paulo, era comum que os casarões típicos da época tivessem uma parreira em seus quintais”, afirma Gilberto Natalini. “As parreiras já foram parte integrante da paisagem paulistana. Queremos fazer com que voltem a sê-lo hoje”.

Serviço:
Plantio de Uvas da espécie Isabel no Palácios dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.
Data: Quarta-feira, 22 de abril, às 11h.
Local: Palácio dos Bandeirantes, Av. Morumbi S/N – Morumbi/São Paulo, SP.

Informações:
Assessoria Vereador Gilberto Natalini
Tel:   (11) 3396-4405 

About natalini