[19/06/2009 12:44:18] 8

8ª Festa da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito homenageia Gilberto Natalini

“Ei mamãe! Abraça eu mamãe!” Este é o tema da 8ª edição da Festa da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que teve início no dia 6 de junho, no Largo do Rosário, na Penha. O evento é organizado pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) e pela Casa de Cultura da Penha (pertencente à Subprefeitura da Penha), apoiado pelas Secretarias Municipal de Cultura e de Participação e Parceria, marcando a comemoração dos 207 anos de construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Irmandade dos Homens Pretos.

Oficializada no calendário de eventos do Município de São Paulo, no dia 16 de maio de 2007, através da Lei n° 14.382, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, a Festa do Rosário tem sua importância histórica cultural reconhecida. Quando em 16 de junho de 1802 ela foi erguida a pedido da antiga Irmandade dos Homens Pretos da então Freguesia da Penha de França, cria-se um refugio diante da dor e da segregação e fuga da angustia do cativeiro. A continuação da festa é a manutenção e conservação do patrimônio histórico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio (Conpresp), bem como das tradições religiosas e culturais a ela relacionadas.

No último dia 17, na Casa de Cultura da Penha, aconteceu a noite das Homenagens, organizado pelas grandes defensoras da causa da população negra, Cida Costa e Anair Aparecida Novaes, onde foram homenageados 12 pessoas ilustres da comunidade, que muito contribuíram para a história da população negra. Entre os homenageados, tivemos cantores, músicos de escolas de samba, Hip Hop, líderes comunitários, entre outros. Sr. José Cortes, líder comunitário do Cangaíba, responsável pela criação do time de futebol Estrela Independente do Cangaíba, foi um dos homenageados, momento de muita emoção. Natalini e o Subprefeito da Penha Sr. Cassio Loschiavo também foram homenageados, por tudo o que
estão fazendo por essa comunidade.

Segundo Natalini, "as irmandades demonstram o resgate de uma tradição, os negros fazem parte da nossa história de ontem, de hoje e de amanhã e devem ser muito respeitados." Natalini, em parceria com Mario Cortes, importante líder comunitário do Cangaíba, está oganizando um livro contando a história dos 100 anos do Cangaíba, em comemoração ao aniversário do centenário do bairro que acontecerá no próximo ano.

8ª Festa da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito homenageia Gilberto Natalini

About natalini