Comunidade da Pompéia é contra piscinão na Praça Rio dos Campos

No último domingo (9/02) um grupo formado por moradores, ativistas, técnicos e ambientalistas se reuniram para uma roda de conversa sobre o projeto de construção de um piscinão na área da Praça Rio dos Campos, na Pompéia.

O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) abriu o debate na praça, organizado pelo coletivo local Pompéia Sem Medo. Na sequência, vários técnicos e pesquisadores se manifestaram junto com a comunidade local, contrários à proposta do piscinão.

Na ocasião, Natalini disse que a Prefeitura não está ouvindo os munícipes, muitos deles são contra a construção destes reservatórios. No mais, o vereador citou que está cobrando as autoridades responsáveis, para que sejam disponibilizados todos os estudos técnicos elaborados pela Prefeitura que apontem aquelas áreas verdes como locais mais adequados para receberem os piscinões.

O piscinão na Praça Rio dos Campos, na Pompéia, faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP), promovida pela Prefeitura de São Paulo, que engloba a concessão administrativa para a construção de 5 (cinco) novos reservatórios de águas pluviais planejados no município de São Paulo, todos eles em cima de áreas verdes públicas.

Os locais de intervenção são 4 praças e um parque municipal. Além do caso da Pompéia, tem a Praça São Crispim, na Lapa; Praça Portugal, em Pinheiros; Praça Altemar Dutra, no Sacomã e o Parque Linear Rio Verde, em Itaquera.

O mandato do vereador sempre fez parte do movimento pela preservação de áreas verdes, e por isto, sua posição é contra a implantação destes piscinões que ameaçam mais de 28 mil m² de infraestrutura verde em São Paulo.

About natalini