AIDS: Previna-se!

A  AIDS é uma doença bastante antiga, mas muitas pessoas ainda desconhecem o assunto, ainda existindo muito pré conceito e desconhecimento sobre a doença.   


HIV é uma sigla para o vírus da imunodeficiência humana. É o que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Uma vez contraído o HIV, ele ficará para sempre no organismo. As pessoas com HIV/ AIDS, devem exigir todos os seus direitos, como educação, trabalho e saúde, principalmente no que diz respeito aos medicamentos. 
O Ministério da Saúde registrou um aumento no número de casos de HIV em 2016: foram 37.884 casos, contra 36.360 em 2015, tendo um aumento de 4%. 
A AIDS não tem cura, mas tem tratamento e se descoberta precocemente, a pessoa pode viver normalmente, com os devidos cuidados, por toda sua vida. Mas reforço que a prevenção ainda é o melhor caminho.  Para evitar a transmissão da doença, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.
Sou coautor do Projeto de Lei 602/ 2015- Lei 16385/2016, que visa realizar anualmente durante todo o mês de dezembro, especificamente no município de São Paulo, atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. A campanha é focada na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com AIDS, no âmbito do programa Dezembro Vermelho.
Todo o esforço para inclusão das pessoas com a doença na sociedade e para seu tratamento digno deve ser feito. Sempre em defesa de uma saúde de qualidade para todos os cidadãos!
Gilberto Natalini- Médico e Vereador PV/SP

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *