Cuidados com animais silvestres

A prefeitura da cidade de São Paulo oferece os serviços de atendimento veterinário, recebimento e destinação das diversas espécies de animais silvestres que vivem na cidade de São Paulo.

Clique aqui para pesquisar as fichas de algumas espécies encontradas na cidade de São Paulo

Este serviço é prestado por técnicos especializados nas dependências do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), sediado no Parque Anhanguera.

Durante a semana, os animais silvestres que necessitem de atendimento veterinário também podem ser encaminhados à unidade da Divisão no Parque Ibirapuera, onde hoje funciona um centro administrativo e um posto de recebimento de animais encaminhados pela população. Animais entregues no Ibirapuera são diariamente encaminhados ao CeMaCAS para atendimento veterinário.

As ocorrências mais comuns no atendimento clínico veterinário de animais silvestres da cidade de São Paulo estão relacionadas aos impactos proporcionados pelo crescimento do meio urbano, como atropelamentos, ataques por cães, choques elétricos, cortes por linha de pipa e entre outros.

A grande maioria dos animais atendidos são garças, corujas e sabiás. Mamíferos também são recebidos, como gambás, macacos e cachorros-do-mato. Até mesmo répteis como o lagarto teiú e serpentes.

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário, nos Parques Anhanguera ou Ibirapuera, é importante entrar em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna da Prefeitura pelo telefone: 3885-6669. O contato telefônico se faz necessário para obter informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, qual a melhor forma de transportá-lo, ou até mesmo solicitar uma viatura para o serviço de resgate, prestado pela GCM Ambiental.

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs)
Local: Parque Anhanguera
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, altura do nº 1000
Recebimento de animais: de segunda a sexta, das 8h às 16h; aos sábados e domingos, das 8h às 14h, e feriados, das 8h às 12h.
Plantão: (11) 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br
www.prefeitura.sp.gov.br/fauna

*Nos fins de semana, o atendimento aos animais silvestres do município de São Paulo será feito exclusivamente no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs).

Plantão fins de semana: (11) 3918-7192


Fonte: Site da Prefeitura de São Paulo – Fauna