Comitê das Chuvas e Enchentes recebe o Secretário de Subprefeituras

O Comitê de Chuvas e Enchentes, presidido pelo vereador Gilberto Natalini (PV),  recebeu nesta 5ª feira (4), o Secretário Municipal de Subprefeituras, Alexandre Modonezi de Andrade, que prestou esclarecimentos sobre as recentes chuvas, varrição, zeladoria e limpeza dos piscinões.

Questionado pelo vereador Gilberto Natalini (PV), sobre o aumento dos pontos de alagamentos (de 238, em 2018, para 700, neste ano), Modonezi reforçou a explicação dada na semana anterior pelo presidente da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Edson Tomaz de Lima Filho. “A limpeza foi realizada, como apresentado no Plano Verão 2018/2019. Mas a quantidade de chuvas concentradas em 2019 foi muito maior do que no ano anterior. E justamente essa inconstância não pode ser prevista”, afirmou Modonezi.
Ao comentar o trabalho preventivo realizado pelas subprefeituras, o secretário ressaltou a “extensiva limpeza” de bueiros e bocas-de-lobo, realizada durante todo o ano. E sinalizou que a solução efetiva para as enchentes é estrutural. “A resolução definitiva deste problema se dará através das grandes obras de infraestrutura, como piscinões, córregos e galerias”, disse o secretário de subprefeituras.
Outro ponto destacado por Modonezi foi o descarte irregular de entulhos. Apesar dos 1,6 mil pontos disponibilizados pela prefeitura, disse o secretário, a cidade enfrenta dificuldades para coibir o descarte irregular, principalmente nas áreas limítrofes do município. “Temos esse problema com as caçambas e caminhões, que eu considero um crime ambiental. Temos trabalhado para aumentar a fiscalização, para que essa prática seja coibida”, destacou.
De acordo com o vereador Natalini, a participação do secretário das Subprefeituras auxiliou no entendimento do processo de limpeza da cidade. “Tivemos um problema gravíssimo de enchentes no começo deste ano e, com esse comitê, queremos mudar essa realidade. Portanto, quanto mais dados e informações forem obtidos, mais ações de combate às enchentes poderemos apresentar”, conclui o vereador.
Foram aprovados seis requerimentos solicitando informações e novos convidados para os próximos encontros.
A próxima reunião ficou agendada para 11/04, às 13h, no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, sendo convidados o Secretário de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly e o Superintendente do DAEE, Heitor Brandão de Azevedo.
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *