Câmara Municipal discutiu “Desafios p mantermos a mente saudável”

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV) e a APOIO, realizaram nesta 3ª feira (26), encontro temático para a terceira idade, com o tema “Desafios p mantermos a mente saudável”.  Foram 3 palestrantes da Equipe ATIV/idade: Marina Brandão Whitaker- psicóloga com pós em psicopedagogia e Assessora Familiar, Marcia Regina Tobias de Andrade- Professora aposentada com graduação em Artes plásticas e Pedagogia. Pós-graduação- Faculdade São Luís e em Violência Doméstica Contra criança e adolescente – Lacri – Usp e Agda Pires de Moraes Carboni- Psicopedagoga, professora aposentada pela rede Municipal de São Bernardo do Campo.

O objetivo do Encontro foi levar ao público conhecimentos teóricos e práticos de como se dá o processo de aquisição de conhecimento na fase adulta. Estimular a cognição para adquirir informações e transformá-las em conhecimento com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.

Aprender ao longo de toda a vida pode retardar o declínio cerebral e a aparição de doenças degenerativas. Como se sabe, a atividade física tem efeitos benéficos para o coração, os músculos e os ossos. Com o cérebro não é diferente. Na realidade exercícios praticados no dia a dia, mesmo simples, melhoram o desempenho de nossa massa encefálica, pois competências não utilizadas acabam por se perder.

Foram abordados temas como: Importância de hábitos saudáveis para estimular o cérebro ( vida social, controle de emoções, diversão e motivação, treinamento do cérebro, qualidade do sono e da alimentação e atividade física); Aprendizagem e o processo cognitivo e Atividade prática.