Cerol mata!

Soltar pipa é divertido, mas a brincadeira pode ser perigosa. Um dos riscos é o uso do cerol e linha chilena, que causam graves acidentes. Em julho, mês de férias, as ocorrências aumentam significativamente.

O cerol é uma mistura de vidro moído com cola aplicada na linha de empinar pipa a fim de romper a linha de outras pipas que estejam no ar. Já a linha chilena é feita industrialmente e tem o poder de corte quatro vezes maior que o do cerol. Além de afetar os animais, principalmente as aves, a mistura pode provocar cortes profundos e até matar seres humanos, principalmente quando atinge a artéria carótida, na região do pescoço.

Os principais pássaros atingidos são carcará, urubu e coruja. Normalmente ficam 30 dias em reabilitação e são condenados a viverem em cativeiro, sem conseguir voltar para o seu habitat natural.

No estado de São Paulo, o uso do cerol é proibido por lei, cujo texto prevê inclusive a responsabilização dos respectivos responsáveis por menores que venham a se envolver em acidentes.

Empinar pipa é divertido, mas que seja com linha sem cerol e longe de rede elétrica e copa de árvores.

Gilberto Natalini- Médico e Vereador PV-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *