Cultura de Paz

Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.
Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER. Os movimentos de Cultura de Paz têm por fontes inspiradoras o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência, projetado pelos ganhadores do prêmio Nobel da Paz , outros documentos internacionais (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, documentos da Unesco, Carta das Responsabilidades Humanas, Carta das Responsabilidade dos Artistas).
Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.
Conheça o Comitê de Cultura de Paz: comitepaz.org.br
Artigos:
– Carta de D’us – Judaísmo (Clique aqui para ler na íntegra)
– Árabes e Judeus (Clique aqui para ler na íntegra)
– Cultura de Paz e Diálogo Inter-Religioso (Clique aqui para ler na íntegra)
– Carta Inter-Religiosa (Clique aqui para ler na íntegra)
– Palavras de Lama Gangchen Rinpoche escritas no livro de sua autoria (Clique aqui para ler na íntegra)
Leia também:
– A Paz é o Caminho
– Movimento pela Paz busca mobilizar mais paulistanos
– Encontro celebra semana da harmonia Inter-Religiosa
Conheça o Movimento Paulistanos pela Paz:
Site: www.paulistanospelapaz.com
Face: https://www.facebook.com/pages/Paulistanos-pela-Paz/561510243874635?fref=ts
Cartilha: Movimento Paulistanos pela Paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *