Curso aborda as atribuições do cuidador de idosos

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (25/10) mais uma edição do curso gratuito de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”. A profissão de cuidador de idoso ainda não é regulamentada e muito se debate sobre quais as funções que esse profissional deve ou não exercer dentro de uma casa de família. 


Márcia Chorro dos Santos, uma das coordenadores do curso, explicou que o cuidador de idoso é um prestador de serviço, que é contratado pelo Código Brasileiro de Ocupação.
“Hoje como o cuidador é contratado pelo Código de ocupações, é contratado como um profissional doméstico, um empregado doméstico.”
Mesmo contratado nestas condições, o cuidador de idosos tem uma função específica que está focada no bem estar do idoso. Nesse sentido, o idoso precisa ser assistido, se alimentar, ser higienizado. E isso quem deve fazer é o cuidador.
“Muitos cuidadores não querem fazer as tarefas domésticas, mas é importante que na contratação, ele sente, converse e negocie exatamente o que a família espera dele. Existem os limites da atuação, mas eu sempre digo que o diálogo vai levar ao melhor caminho.”
O entendimento das atividades do cuidador de idosos é um dos aspectos tratados no curso gratuito de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”, que conta com a parceria do vereador Gilberto Natalini (PV).
“Essa parceria acontece desde 2013 e é muito bacana. Mais de 5000 pessoas já foram capacitadas. O nosso gabinete ajuda divulgando, abrindo espaço na Câmara Municipal, e apoiando a organização para que o aprendizado seja cada vez melhor e atinja mais paulistanos. Fora isso temos uma lei que cria o programa do cuidador de idosos na cidade de São Paulo e estamos pressionando para que a profissão do cuidador de idosos seja regulamentada”, disse Natalini. 
O curso de capacitação para cuidadores de idosos é realizado mensalmente no Palácio Anchieta, desde 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *