Dezembro verde: campanha contra o abandono de animais

Mais uma campanha que está em alta neste mês é a do Dezembro Verde, que fala sobre o abandono de animais, reunindo diversas instituições com o objetivo de aumentar a conscientização sobre guarda responsável, buscando uma diminuição no índice de abandono.

Vale destacar que, uma vez que sejam abandonados nas ruas, os animais tendem a desenvolver diversos problemas de saúde, em especial devido aos efeitos psicológicos deste ato, que levam a uma maior irritabilidade, depressão e diminuição da imunidade.

Segundo a presidente da Comissão Técnica de Bem Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, Cristiane Schilbach Pizzutto, o sofrimento dos animais abandonados é parecido com o sofrimento dos humanos, especialmente pelo fato do animal criar laços com as pessoas com quem convivia, ligação que também já é apontada em pesquisas.

Além disso, o ambiente das ruas muitas vezes expõe os animais ao frio e à fome, além do contato com pulgas, vermes e carrapatos. Essa proximidade facilita a difusão de doenças que podem, inclusive, chegar a humanos, como a leishmaniose, uma doença infecciosa causada por parasitas.

No Brasil, temos mais de 170 mil animais abandonados sob os cuidados de ONGs, segundo o Instituto Pet Brasil e, estima-se o número de 30 milhões de animais abandonados pelas ruas, sem nenhum tipo de cuidado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

É um caso grave que vivenciamos no país, de saúde pública, moradia e uma lástima ao nosso meio ambiente, que os bichanos também fazem parte. Fora o tráfico de animais que também existem, assunto que foi pautado inclusive, pelo nosso mandato, no “Encontro Sampa e seus animais silvestres”, em abril deste ano, com a presença e apoio de representantes da administração municipal.

Maltratar animais é crime e está em nossa Constituição brasileira. Se caso presenciar alguma atitude como essa, é importante a sua denúncia. Não ao abandono!

Gilberto Natalini- Médico, Ambientalista e Vereador (PV-SP)