Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide traz aos pacientes informações sobre tratamento e controle dessas doenças no Brasil

O Ministério da Saúde estima que 12 milhões de brasileiros convivem com alguma doença do elenco composto por mais de 200 tipos de doenças reumatológicas. Já a Organização Mundial de Saúde, estima que 1% da população mundial convive com artrite reumatoide. São doenças democráticas que atingem pessoas de todas as idades, inclusive bebês, crianças e adultos em idade reprodutiva e laborativa. A maioria dessas doenças não tem cura, e as dores, fadigas e diminuição da mobilidade, são sintomas “invisíveis”. Por conta disso, há ampliação do impacto da doença, tanto para o paciente, como para sua família e para os cofres públicos.

Há 20 anos, falar sobre o controle das doenças reumáticas era algo visionário, no entanto com o avanço dos tratamentos medicamentosos e a prática da decisão e responsabilidades compartilhadas entre médicos e pacientes, passamos a ter a possibilidade de remissão, que é o controle da atividade inflamatória causada pela doença, controle das dores, prevenção de deformidades e recuperação da qualidade de vida. Ainda não podemos falar de cura, mas podemos afirmar que o objetivo será sempre a remissão.

Neste sábado (19/10) aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, o II Seminário Jornada do Paciente com Artrite,  uma iniciativa da Rede Paulista de Associações de Apoio aos Pacientes Reumáticos, composta pelo Grupasp, Grupar, EncontrAR, Abrapes e Associação Brasileira Superando o Lúpus e contou com apoio do Vereador Gilberto Natalini (PV-SP), entre outros parceiros.

O público alvo do evento foi pacientes, familiares, profissionais de saúde e estudantes com o objetivo principal de passar informações para que essas pessoas entendam o caminho da remissão.

Os palestrantes foram as reumatologistas, Dra. Karine Rodrigues da Luz e Karina Bonfiglioli, e a advogada especialista em direitos de pacientes com doenças crônicas e previdenciários, Dra. Priscila Arraes Reino. Dr. Cid Sabbag, dermatologista, grande parceiro do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), na causa da Psoríase, fez questão de prestigiar o evento.