Doença reumática, espondilite anquilosante é debatida em seminário na Câmara

Sete de maio é o Dia Mundial de Conscientização da Espondilite Anquilosante, doença reumática que limita os movimentos do paciente, com maior incidência entre os homens acima de 40 anos. Para lembrar a data, foi realizado no último sábado (11/5), na Câmara Municipal de São Paulo, seminário que discutiu o avanço no tratamento da doença. 

O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) recebeu o 4º Encontro de EspondiloArtrites, na sede do Parlamento Paulistano. Uma iniciativa da rede de associações de apoio ao paciente reumático no Estado de São Paulo: Associação Brasileira Superando o Lúpus, Grupar-RP, Grupo EncontrAR e Grupasp, que contou com o apoio do vereador Natalini.

As espondiloartrites representam um grupo de doenças reumáticas, com manifestações articulares e extra-articulares, podendo ocorrer o acometimento de pele, olhos e intestinos, situações comuns na espondilite anquilosante e artrite psoriática, que foram explicadas nas palestras ministradas pela médica reumatologista Dra. Kamila Dalla Bernadina Araújo, pela dermatologista Dra. Fernanda Pinto Caldeira e pelo gastroenterologista Pedro Enrique Alencar.
Os cuidados multidisciplinares contaram com palestras da Dra. Aline Chiari e das Coaching Camila Paraschiva e Renata Rebelo. Contamos ainda com a presença da Dra. Priscila Arraes Reino e da Dra. Carolina Centeno de Souza que esclareceram as dúvidas sobre os direitos dos pacientes com espondiloartrites.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *