Encontro Temático para a Terceira Idade traz novidades sobre o “Câncer”

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV) e da APOIO, realizou encontro temático para a terceira idade, com o tema “Vamos falar sobre o Câncer?”. O evento aconteceu nesta 3ª feira (19) no dia 19/11. O palestrante foi Dr. Ciro Mioto, médico do Hospital Santa Marcelina. Natalini não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora parlamentar e de comunicação, Luciana Feldman.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. As células saudáveis se multiplicam quando necessário e morrem quando o organismo não precisa mais delas. O câncer ocorre quando o aumento de células do corpo está fora de controle, e elas se dividem muito rápido. Também pode ocorrer quando a célula “se esquece” de morrer.

Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou as neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de morte.

Existem diversos tipos de câncer. O câncer pode se desenvolver em qualquer órgão ou tecido, como, por exemplo, o pulmão, o cólon, a mama, a pele, os ossos ou os tecidos neurais.

A palestra abordou de forma geral o tema câncer, desde os fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamentos existentes.

O próximo encontro acontecerá no dia 26/11. Saiba mais e inscreva-se no site apoiosaudebemestar.com.br