Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo reúne mais de 1200 pessoas na Câmara Municipal de SP

Com inscrições gratuitas, o evento organizado há 17 anos pelo vereador e médico Gilberto Natalini (PV/SP) e pelo dermatologista Cid Yazigi Sabbag, reuniu especialistas e leigos para debates e cursos profissionalizantes sobre as doenças incuráveis de pele: psoríase e vitiligo. Mais de 1000 pessoas passaram pela Câmara Municipal neste sábado (25).

“Já tivemos grandes avanços sobre a importância do vitiligo e da psoríase ao longo desses tantos anos de Grande Encontro, mas ainda há uma necessidade dos profissionais de saúde em entender a importância da psoríase e encaminhar os pacientes para médicos especializados, pois ela pode causar infarto, derrame e trombose, ou seja, ir além do dermatologista, da pele”, explica Dr. Cid. “É preciso levantar quem são os pacientes com psoríase, a frequência com que visitam um dermatologista, analisar as áreas afetadas, seu grau de severidade e aí identificar os medicamentos e os tratamentos que podem ser utilizados”, complementa.

Segundo o vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que tem formação em medicina pela Escola Paulista de Medicina desde 1975 e é especialista em Gastrocirurgia: – “Este evento que realizamos há 17 anos consecutivos vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos em prol da melhoria da saúde pública em nossa cidade. Os resultados comprovam que o esforço é válido, pois beneficia as pessoas que têm psoríase e seus familiares. A partir desses encontros conquistamos 4 Centros Especializados para Atendimento às Pessoas com Psoríase, dois na zona leste, um na zona sul e esse ano colocamos emenda para compra de uma máquina de fototerapia para o Hospital Dia da Vila Guilherme. Como sempre dizemos: psoríase ainda não tem cura, o preconceito tem”.
Ainda segundo o parlamentar  “O SUS é o plano de saúde de milhões de brasileiros. São 400 milhões de consultas, 4 bilhões de partos, exames e pronto atendimentos. Vamos tirar o chapéu para quem merece!”. Segundo ele, São Paulo até três anos atrás tinha 6 milhões de SUS dependentes. Atualmente o número subiu para 8,5 milhões. “O que falta no SUS? Dinheiro. Quem disser que o SUS tem dinheiro, não conhece a realidade. O SUS tem R$ 3,60 reais para atender cada brasileiro. Como dar conta de um tratamento de alto custo com este valor?”, completou.

Programação e Histórico
Ao longo dos 17 anos de evento, grandes conquistas já foram feitas provenientes dos Grandes Encontros realizados, tais como Aprovação da Lei No 15.987, PL No 286/07, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que instituiu, no âmbito do município de São Paulo, a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase; A Secretaria Municipal da Saúde publicou um decreto instituindo o Programa de Psoríase na cidade de São Paulo; Criação do Ambulatório de Psoríase na UBS Maurice Pate-Penha, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Gilberto Natalini; Criação do Ambulatório de Psoríase na UBS Jd. Ibirapuera, com a compra de uma máquina de fototerapia, com emenda do vereador Gilberto Natalini; Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre Psoríase, produzidas pela Leopharma e Criação de um Protocolo de Psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Além disso, o evento ofereceu palestras e cursos profissionalizantes, que já capacitaram os milhares de profissionais da área de saúde que participaram das edições anteriores.


 
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *