Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Hoje, dia 18 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, uma importante data para conscientizar os brasileiros sobre os malefícios do consumo excessivo de álcool. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) é autor da Lei que cria o programa para conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

A SAF é uma doença que atinge boa parte das crianças que consumiram álcool ainda na barriga da mãe. A doença apresenta diversas manifestações, desde malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais, mas as alterações comportamentais são as mais evidentes.

Como exemplo, no Hospital Cachoeirinha, um estudo foi realizado com 2 mil futuras mães e foi detectado que 33% bebiam mesmo estando grávidas. O mais grave é que 22% consumiram álcool até o dia de dar à luz. 

Alguns sinais que podem ser detectados de início são alterações bem expostas na face, as chamadas dismorfias faciais e, o baixo peso ao nascer. Estes são os sintomas mais evidentes para se detectar a doença e procurar um pediatra.

Em São Paulo, além de lei de Natalini, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) também realiza ações de conscientização entre os pediatras, com distribuição de material em eventos científicos, publicações disponíveis na internet aos associados da SPSP e cursos voltados para equipes multidisciplinares de capacitação para reconhecimento e condutas nesses casos.

Gerar uma vida traz grandes responsabilidades, pensemos nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *