Mobilidade urbana em tendência

A cidade de São Paulo, uma das mais desenvolvidas do país, comportando em torno de 12 milhões de habitantes, sofre bastante com a questão de poluição, principalmente na época do inverno, onde o céu fica mais cinzento pela falta de chuvas e as doenças respiratórias aparecendo com maior intensidade. Mas, para amenizar esse problema enfrentado, eis que surge a frota sustentável, auxiliando também na mobilidade urbana paulistana.


A metrópole recebeu a 1ª frota brasileira de ônibus a hidrogênio para transporte urbano no país e da América do Sul, em 2017. Este projeto foi dirigido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); além do MME, a direção foi dos recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP). Os veículos novos não emitem poluentes, utilizando-se apenas de vapor d’água, sendo eliminada pelo escapamento dos ônibus.
Com esta ação, a energia renovável do país se dá em 45% contra 14% do resto do mundo. Além do Brasil, os únicos países capazes de desenvolver e operar estes tipos de veículos são Alemanha, Canadá e EUA. São Paulo então saindo na frente. A primeira cidade a contar com veículos elétricos para policiamento também.
Sou co-autor do PL nº 300/2017, sancionado em janeiro do ano corrente pelo  prefeito a época e abre  o caminho para a mudança dos atuais ônibus municipais a diesel por veículos elétricos e híbridos.  A nova lei ambiental estabelece um cronograma para redução de poluentes pelos ônibus de São Paulo, as reduções de CO2 (gás carbônico) devem ser de 50% em 10 anos e 100% em 20 anos. Já as reduções de MP (materiais particulados) devem ser 90% em 10 anos e 95% em 20 anos.  
É um grande progresso, mas ainda está longe do fim. A poluição se encontra também nos automóveis e nos rios, dependendo também da colaboração de toda a sociedade para um dia resolvermos este problema. O nosso mandato está presente nas causas ambientais e essa com certeza não será diferente. Sempre em fiscalização, pelo bem do meio ambiente.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *