Natalini em defesa das nascentes do córrego Saracura

Na manhã desta 5° feira (28), o vereador Gilberto Natalini (PV/SP) vistoriou juntamente com uma comissão de moradores do Bixiga a área de nascentes do Córrego Saracura.

O bairro do Bixiga tem grande relevância histórica na cidade de São Paulo, e abordar a memória do bairro é falar de sua rica hidrografia e de seu aspecto geomorfológico local, com morros, brejos e riachos – os córregos Itororó, Bixiga (Japurá) e Saracura, que acabaram sendo canalizados e tendo grande parte de suas nascentes canalizadas.

A nascente do Córrego Saracura fica nos fundos de um terreno, alvo de mais um empreendimento imobiliário a ser implementado na região. Frente à existência do potencial dano ao patrimônio ambiental decorrente da intervenção prevista, Natalini não tem medido esforços para exigir a proteção da nascente. Além da vistoria local, já foi enviado ofícios para a Subprefeitura da Sé, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente requerendo medidas administrativas e informações a respeito do empreendimento e da proteção deste patrimônio ambiental da Bela Vista.

Durante a vistoria, o parlamentar pode presenciar o afloramento de água e observar através do muro, um terreno com vegetação abundante, umidade e taiobas, um tipo de planta que só cresce em solos com água o ano inteiro.

“Entendemos que seja necessário uma intervenção urgente das autoridades para coibir mais uma prática danosa que acarretará dano irreparável a este importante curso d´agua”, disse Natalini.

Em defesa das nascentes do córrego Saracura, o nosso trabalho continua!