12ª Conferência de Produção Mais Limpa debate poluição da água, do ar e resíduos sólidos

A 12ª Conferencia Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo – iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) – reservou o dia 4 de outubro para mais uma vez expor seus ideais de sustentabilidade. No Dia Internacional da Ecologia, o Memorial da América Latina recebe gratuitamente todos aqueles dispostos a debater o tema. O evento tem inicio às 8h30.

PMaisL2013

O evento da Câmara Municipal de São Paulo é utilizado como um intermédio – elo entre os cidadãos e o governo; entre a teoria e a prática. A população expõe, por meio de novas atitudes – como a política sustentável-, a consciência quanto aos problemas referentes ao meio ambiente. O evento, um dos mais concorridos e relevantes sobre o tema na Capital, surge como um meio de conseguir que as autoridades que tratam do assunto – muitas das quais estarão presentes no dia – possam realmente ouvir e pensar em projetos que corrijam as deficiências e apontem novas propostas.
A edição de 2012 da P+L contou com mais de 3,5 mil participantes e cerca de 250 apoiadores e parceiros/patrocinadores. As inscrições já estão abertas.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
A programação será aberta com um café da manhã de boa vindas ao som de música ao vivo. Ao longo do dia teremos a participação de diversos profissionais, sendo a palestra magna ministrada pelo engenheiro florestal José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente. Além dele, outros nomes se destacam, como o também engenheiro Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp; Dr. Silvano Silvério da Costa, Presidente da Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de S. Paulo, o Dr. Paulo Saldiva da Esc. Saúde Pública da USP e o jornalista Matthew Shirts, do Planeta Sustentável, da Abril, e editor da National Geographic.
Os debates abordarão diferentes projetos relacionados ao meio ambiente.
Os profissionais convidados são de áreas distintas; alguns irão analisar o tema tendo em mente os problemas provindos dos avanços tecnológicos; outros, da questão da poluição da água; da saúde pública relacionada à poluição do ar; e também a questão de limpeza urbana.
Ao meio dia será servido um brunch e os participantes poderão visitar a área de exposição. No mesmo horário haverá o lançamento da Frente Ambiental da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo). O evento será encerrado às 17h com a apresentação da carta de compromissos.
A Conferência P+L tem como objetivo conciliar o avanço econômico e tecnológico, com um melhor desenvolvimento ambiental. Busca maior eficiência ao utilizar recursos naturais, água e energia afim de não gerar, minimizar ou reciclar o lixo industrial e doméstico.
Aliada a pequenas e microempresas, associações e universidades, a Conferência tem surtido bons resultados. O projeto de reutilização e reuso da água exemplifica a ideia de aliar o desenvolvimento econômico ao ambiental – a reutilização minimiza os custos de produção, beneficiando os dois elementos -, essa ideia jê é empregada em siderúrgicas como CSN e CST e aqui na cidade de São Paulo para lavar ruas, molhar jardins, entre outras finalidades. Os conceitos já estão introduzidos em diversas empresas do setor têxtil.
A P+L elabora uma série de medidas de caráter preventivo e restaurador para ser aplicado aos processos de produção, aos produtos e aos serviços. Dentre elas está a minimização de recursos – conteúdo energético, fonte-; a melhoria nas práticas operacionais, ou seja, a padronização dos parâmetros operacionais (temperatura, pressão, etc.); mudança no produto – remodelar para evitar usar substâncias tóxicas, por exemplo-; mudança tecnológica – utilizar tecnologia mais limpa-; além de aplicar a reciclagem a todas as etapas – dentro ou fora do processo de produção.
Os conceitos da P+L vão além de propostas como a do tijolo ecológico ou a do aproveitamento do material decorrente da pode de árvores ou a reutilização do óleo de cozinha – três iniciativas bem sucedidas que surgiram nos debates.
Seus ideais vêm rapidamente se expandindo: a CETESB, UNIDO e CEBDS são aliadas que buscam disseminar e incentivar a adoção de medidas da Produção Mais Limpa em seus processos.
Programação
Palestra magna
Eng. José Carlos Carvalho
Ex-Ministro do Meio Ambiente e ex-Secretário do Meio Ambiente MG
Painel 1
São Paulo e suas águas: equilíbrio entre o excesso e a escassez
Geólogo Alvaro Rodrigues dos Santos
Consultor e ex-Diretor de Planejamento do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Eng. Fernando Gomes
Diretor da Aquapolo Ambiental
Eng. Paulo Massato
Diretor Metropolitano da SABESP
Moderador
Jornalista Heródoto Barbeiro
Vice-presidente da SAT – Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba & Record News
Painel 2
Circular e respirar na metrópole
Prof. Dr. Paulo Saldiva
USP/ Escola de Saúde Pública
Adm. Luiz Antonio Carvalho Pacheco
Diretor-presidente do Metrô de São Paulo
Dr. Rubens Rizek
Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA
Moderador
Jornalista Milton Jung
Rádio CBN
Painel 3
Resíduos: do problema à solução
Dep. Federal Arnaldo Jardim
Relator da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos
Eng. Fernando von Zuben
Diretor de Sustentabilidade da Tetrapak
Eng. Silvano Silvério da Costa
Presidente da Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo
Moderador
Jornalista Matthew Shirts
Planeta Sustentável da Abril e Editor da National Geographic
Serviço:
12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
Data: 04 de outubro de 2013
Horário – 8h30 às 17h00
Local: Memorial da América Latica Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 01156-001 – Barra Funda – São Paulo, SP
Inscrições no site
www.natalini.com.br
www.anggulo.com.br
Informações para a Imprensa
Gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV)
(11) 3396-4405

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *