Acontece na Câmara o IV Simpósio sobre Lesão Encefálica Adquirida

O Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN-SP) realiza nesta 6ª feira (20) e sábado (21), na Câmara Municipal de São Paulo, o IV Simpósio sobre Lesão Encefálica Adquirida (LEA),  que conta com o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV).


A LEA é um termo geral empregado para descrever os diversos acometimentos cerebrais que causam principalmente prejuízos cognitivos e comportamentais. Tal terminologia é utilizada para casos em que o sujeito levava uma vida normal e em decorrência de um acidente cerebral interrompe seu curso de vida.

Diversas são as causas da Lesão Encefálica Adquirida (LEA), dentre elas as principais são: Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesão Encefálica por Hipóxia, Encefalite, Síndrome de Korsakoff  e Tumor Cerebral.
As lesões encefálicas podem ser descritas quanto ao grau e extensão do acidente cerebral e quanto aos diversos tipos de lesões (descritas acima). No que se refere ao grau e extensão, a lesão pode ser focal ou difusa e pode ocorrer de duas maneiras:
1) Lesão cerebral fechada em que não há abertura do crânio e pode ser consequência de acidentes automobilísticos, quedas ou no meio esportivo.
2) Lesão cerebral penetrante sendo o crânio perfurado, atingindo o cérebro. Pode ocorrer devido a assalto com armas de fogo agressão com objetos pontiagudos ou golpes.
Lesões Encefálicas Adquiridas na vida adulta deixam sequelas cognitivas que podem ser devastadoras, mas pouca gente sabe disso. No Simpósio serão discutidos os seguintes temas: dados científicos sobre LEA  e os sintomas cognitivos, comportamentais e sociais; Impacto da LEA na vida das pessoas; Intervenções clínicas em LEA e Depoimentos de pacientes e familiares com troca de experiências.
O público alvo do evento são pacientes que sofreram lesão encefálica na vida adulta, familiares, além de cuidadores e profissionais que trabalham com estes pacientes (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, etc.)
Serviço:
 IV Simpósio sobre Lesão Encefálica Adquirida
Data: 20/10 
Horário: 13h às 17h 
Local: Câmara Municipal de SP- Salão Nobre
Vd. Jacareí, 100- 8º andar 
Data: 21/10 
Horário:  9h às 17h
Local: Câmara Municipal de SP- Auditório Prestes Maia
Vd. Jacareí, 100- 1º andar 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *