As ações do vereador Gilberto Natalini pelos bairros da zona Oeste da capital

Morador e médico em Santo Amaro (região Sul) e com forte atuação na Penha/Cangaíba (Leste), o vereador do Partido Verde também se dedica a ajudar os moradores de Pinheiros, Butantã e Lapa.

O vereador Gilberto Natalini (Partido Verde) é um parlamentar de preocupações amplas e abrangentes. Ele explora ao máximo suas possibilidades de ação, envolvendo todos os setores que se constroem a boa qualidade de vida dos paulistanos. Cultura, saúde, infra-estrutura, cidadania e meio-ambiente são algumas das causas defendidas por ele.

DSCN7276c

Inauguração do Poupatempo Lapa

Na área da saúde, sua formação e atuação em medicina permitem um envolvimento minucioso com as demandas da população. O vereador é autor do Projeto de Lei que criou o Agita Sampa, em 2007, para combater o sedentarismo, principalmente na terceira idade, promovendo um estilo de vida saudável com a prática de atividades físicas. Ele também é autor do projeto que defende o envelhecimento ativo que resultou no programa bairro amigo do idoso, no bairro de Vila Mariana. Ainda na saúde, Natalini também criou o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase, uma doença que causa lesões descamativas na pele, e o comitê municipal de combate à hipertensão.

Na área do meio ambiente, Natalini tem projetos de lei que propõe a utilização de águas de reuso para a lavagem de passeios públicos e a plantio de árvores em estacionamentos com mais de 100 m2. Idealizou a Conferência Produção Mais Limpa, hoje em sua 11ª edição, presidiu a Comissão de Estudos do Aquecimento Global e agora em 2013 será reconduzido à presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Tão ampla quanto a diversidade da atuação de Natalini é também sua abrangência. Suas ações estendem-se por diversas regiões da capital, como Santo Amaro, Campo Limpo, Cangaíba, Penha, Lapa e Pinheiros, entre muitas outras. O vereador compreende que todas as regiões necessitam de atenção homogênea, independente da zona em que se localizam.

DSCN3684a

Vereador Natalini participa da 2ª Edição do Concurso Miss Butantã
realizado pela ACSP Distrital Butantã

Os números da Zona Oeste

A zona Oeste de São Paulo estende-se por uma área de 127,0 quilômetros quadrados, que abrigam uma população de 920 mil habitantes. A região se divide em três subprefeituras: Lapa, Pinheiros e Butantã.

A região se destaca por sediar universidades importantes, como a USP e a PUC, e também hospitais renomados, como o Albert Einstein e o São Luís, além de públicos como o Hospital das Clínicas e o Sorocabana, recentemente reaberto no bairro da Lapa.

Avenidas de fluxo intenso cortam a Zona Oeste, como a Paulista e a Brigadeiro Faria Lima, salientando a importância da região para a cidade.

Memória cultural viva nas passarelas da Vila

Em seu projeto “Passarelas da Vila”, Natalini alia a preservação da cultura brasileira a investimentos em infra-estrutura. O objetivo visou à revitalização do espaço público em coerência com as particularidades locais da charmosa Vila Madalena. Foram inauguradas e batizadas com nomes do cenário musical brasileiro vielas e passarelas. A escadaria que dá continuidade a Rua Werner Sack, travessa da Rua Heitor Penteado, e termina na Rua Orós por exemplo homenageia o cantor e compositor Chico Science. A que liga a Rua Orós à Rua Pereira Leite ganhou o nome de Mestre Ambrósio. Já a passagem Tim Maia liga a rua Girassol com a Pedro Ortiz. A travessa Aurora Contieri, onde fica a praça Cazuza, foi ligada pela escadaria Cassia Eller à Rua Borges de Barros, que abriga a passarela Renato Russo. Na sua inauguração, todos esses locais foram pintados por grafiteiros.

Árvores no lugar de lixo

Na região da Lapa, além do notável trabalho que realizou na defesa da reabertura do hospital Sorocabana e pela instalação do Poupatempo, Gilberto Natalini, em parceria com a comunidade local, é um dos lideres do movimento que resultou no fechamento da Usina de Compostagem de Lixo de Vila Leopoldina, que posteriormente, também numa iniciativa do vereador, cedeu lugar ao já conhecido Parque Orlando Villas Boas.

DSCN7155

Vistoria nas obras do Pronto Socorro do Hospital Sorocabana

De trem até Interlagos

Na área do transporte público, além de ter acompanhado e incentivado a instalação da linha 4 do Metrô (até o Butantã), o vereador do Partido Verde lutou pela aprovação da estação Largo Treze, em Santo Amaro, que vai chegar a até a Chácara Klabin, e pela melhoria dos trens da CPTM, o chamado Metrô sobre trilhos a céu aberto, seguindo pela marginal Pinheiros de Interlagos, passando por Cidade Jardim, Pinheiros e Lapa até a Luz.

O vereador Gilberto Natalini também incentiva a Cultura, tendo destinado emendas orçamentárias para as Casas de Cultura do Butantã e Pinheiros. Ainda no Butantã, é autor do Projeto de Lei que transforma em parque público municipal o terreno da Chácara do Jóquei, no bairro do Ferreira.

Morador da zona Sul, onde tem consultório médico, e com forte ação social na zona Leste, onde atende voluntariamente seus pacientes há 37 anos no ambulatório médico da Paróquia Bom Jesus do Cangaíba, distrito da Penha, Gilberto Natalini, como vemos, tem também forte atuação nos bairros da zona Oeste. Trata-se, sem dúvida, de um homem público dedicado ao povo de São Paulo, de todas as regiões.