Associação Pró Falcêmicos presta homenagem à Natalini

O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) recebeu uma honrosa homenagem da Associação Pró Falcêmicos, pelo trabalho que realiza em defesa do SUS e pela lei de sua autoria que institui o Programa de Prevenção e Assistência Integral às pessoas com anemia falciforme. 


A APROFE é uma instituição sem fins lucrativos, que foi criada por pessoas com Doença Falciforme. A missão da entidade é propagar informações sobre a doença para familiares, profissionais da saúde e para todos os interessados. O maior objetivo da entidade é garantir a melhora da qualidade de vida dos pacientes, acesso ao tratamento e reinserção no mercado formal e informal de trabalho.  

A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou anemia drepanocítica, é uma doença hereditária e hematológica que acontece por conta da produção anormal de glóbulos vermelhos do sangue, o que deforma as hemácias. As células da membrana são alteradas e se rompem com facilidade, causando a anemia. Por conta desse rompimento, elas tornam-se parecidas com uma foice, por isso o termo falciforme.

Esse tipo de anemia acontece quando a pessoa herda duas cópias anormais do gene da hemoglobina de seus pais, uma de cada. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade e vários problemas de saúde podem ser desenvolvidos, como infecções e até mesmo AVC.
A expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos de idade e as pessoas mais afetadas são as negras. Acredita-se que 8% dos negros no Brasil sofrem com a anemia falciforme, mas como o país possui muita diversidade, outras raças também começaram a serem atingidas, como os brancos e pardos.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *