Atenção básica na saúde é debatida em audiência pública

O vereador Gilberto Natalini (PV) participou de audiência pública, realizada na tarde desta quarta feira pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo.  As questões da saúde no município, principalmente, os problemas enfrentados pela atenção básica foram assuntos discutidos. Dados apresentados pela Coordenação de Atenção Básica, mostram como funciona, atualmente, a estrutura de atendimento em São Paulo. “Hoje a estrutura está assim: são 450 Unidades Básicas, as chamadas UBSs e pelo menos 100 AMAs – Assistência Médica Ambulatorial – distribuídas pela capital, além das mais de mil equipes que trabalham no programa Saúde da Família”, relatou Rejane Calixto – Coordenadora da Atenção Básica.

SAUDE

Segundo Gonçalo Vecina – Presidente do Instituto de Responsabilidade Social do Sírio Libanês, o maior desafio na saúde do município é aumentar a eficiência dessas parcerias com as OS- Organizações Sociais, que assim como o país passam por um momento de crise e recessão econômica. “Com o Brasil em crise a capacidade de serviços cai e a necessidade aumenta, por exemplo, as pessoas perdem emprego e ficam sem planos de saúde por falta de dinheiro, consequentemente, passam a utilizar mais o SUS – Sistema Único de Saúde”, disse Gonçalo. “O Estado perdeu a capacidade de ser eficiente para a iniciativa privada”, finalizou.
Outro assunto bastante discutido durante audiência foi sobre a demora no chamamento público para a gestão da saúde na região da zona norte. Quem gerencia a saúde lá é a Santa Casa de Misericórdia e ela corre o risco de ser trocada pela Organização de Saúde chamada Pró – Saúde. “A Santa Casa não apresentou a documentação legal e nós temos regras no edital”, disse Francisco Gomes, presidente das comissões de chamamento da Secretaria Municipal de Saúde.
“A reunião foi boa, relatamos os problemas que existem na saúde de São Paulo. É preciso haver entendimento entre o poder público, parceiros e usuários”, explicou Natalini.
Ficou decidido no término da audiência pública que uma nova reunião será marcada com a participação da Comissão de Saúde, da Atenção Básica e Secretário de Saúde, na SMS- Secretária Municipal da Saúde – para continuar tratando sobre esses assuntos dos desafios nas parcerias público-privada.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *