CDP faz balanço de 2017 e entrega prêmios aos melhores em reportar carbono

A iniciativa Carbon Disclosure Project – CDP realizou nesta 5ª feira (30), no Teatro Vivo, evento para apresentar dados agregados dos levantamentos de emissões de gases de efeito estufa, disponíveis em infográfico, realizados por cidades e empresas na América Latina, ao longo de 2017, nos moldes dos protocolos do CDP.


O CDP é uma organização baseada no Reino Unido, fundada em 2002, que fomenta empresas e cidades a divulgar voluntariamente seus inventários de carbono. Hoje mais de 5600 companhias (valor de mercado de US$ 100 trilhões) e 533 cidades do mundo reportam suas emissões que são compiladas pelo CDP em relatórios que servem para avaliações e planejamento e de base para fundos de investimento de responsabilidade ambiental.
Ao final do evento, houve solenidade de premiação dos melhores exemplos de relatórios nos campos de mudança climática, água e energia e para as cidades que se destacaram.
O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) foi convidado a entregar as comendas, que homenagearam Niterói, Rio de Janeiro e em especial a Cidade do México, que foi escolhida como o melhor exemplo na região. Na palestra no 1º painel a representante da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México abordou o projeto de 2 bilhões de pesos para investir em bônus verdes favorecendo por exemplo a implantação de trens ligeiros e melhorias no metropolitano.
Natalini trabalha para aprovar substitutivo que vai pautar a introdução de matriz de energia mais limpa e não fóssil no município, abatendo as emissões de CO2 de ônibus e caminhões de lixo em 50% em 10 anos e 100% em 20.
Também de autoria do parlamentar, neste campo fundamental da mitigação das emissões e da obtenção de dados confiáveis está o Projeto de Lei 755/2017 para que São Paulo altere sua Política de Mudanças Climáticas, fixando metas de redução compatíveis com as metas brasileiras (NDC Brasil). Ele apresentou ainda o Projeto de Resolução 38/2013 para que a Câmara Municipal de São Paulo passe a publicar inventários de carbono segundo o padrão de suas atividades como ação simbólica e exemplar para a administração pública. No futuro estas emissões poderão ser reportadas ao CDP.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *