Comunidade organiza mobilização em prol de parque na Mooca

Entidades sociais, líderes comunitários, empresários, comerciantes e moradores da região estão organizando a mobilização ‘Parque na Mooca Já’ para o próximo dia 19, às 10h, na rua Barão de Monte Santo, na confluência com as ruas Francisco Cipullo e Dianópolis, onde fica o terreno de 98 mil m² que no passado abrigou uma distribuidora de combustíveis e, agora, a comunidade defende que seja transformado em parque público.

O vereador Gilberto Natalini (PV) é autor do projeto de lei que institui o Parque Municipal na Mooca. O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue tramitando na Câmara Municipal de São Paulo.
O ato conta com total apoio do parlamentar. Durante o evento, que também tem o objetivo de chamar a atenção para a falta de áreas verdes na Mooca, vai ocorrer um abraço simbólico ao terreno.
A Mooca é um dos bairros mais áridos da cidade. Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 12m² de área verde por habitante, o índice está próximo a 2m² na Mooca.
A empreitada esbarra na liberação ambiental: entre 1945 e 2001, o local foi utilizado como depósito de combustíveis pela petroquímica Esso, o que contaminou o solo com benzeno, chumbo e outras substâncias tóxicas. A Construtora São José tem a responsabilidade de entregar o terreno totalmente descontaminado, ação que teve início em 2014.
Diante da iminência do início da construção de um empreendimento no local, um grupo de moradores recolheu 21.000 assinaturas para pressionar o poder público a transformar a área em parque. O abaixo assinado foi entregue ao Prefeito e no próximo domingo acontecerá o Abraço ao terreno.
Enquanto o projeto tramita na Câmara, os interessados tentam viabilizar a questão financeira. A ideia dos moradores é convencer a prefeitura a repetir o modelo que está sendo implantado no Parque Augusta, na região central, e oferecer à construtora outro terreno do município em troca da área desejada, o conhecido potencial construtivo.
“A transformação de uma antiga área contaminada em parque poderá se tornar um exemplo para todos”, diz o vereador Gilberto Natalini.
Serviço:
Abraço ao Parque Municipal na Mooca
Data: 19/05
Horário: 10h
Local: Confluência com as ruas Francisco Cipullo e Dianópolis

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *