Curso Boas Práticas para a Atenção a Pessoa Idosa comemora 5 anos com mais de 4000 pessoas capacitadas

O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) abre espaço na Câmara Municipal de São Paulo desde 2013 para realização do Curso Boas Práticas para a Pessoa Idosa, um curso de capacitação para cuidadores de idosos. O público alvo do curso são pessoas que cuidam de idosos ou que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre a velhice. Mais de 4000 pessoas passaram pelo curso e receberam a capacitação. Neste sábado (16) o vereador Natalini e a empresa APOIO realizaram um evento para celebrar.


O evento contou com homenagens, apresentações culturais, palestra de Lina Menezes sobre Testamento Vital, stands com produtos e serviços voltados aos cuidados dos idosos, muita alegria e muita emoção.  

O envelhecimento populacional é indiscutível, e, pesquisas recentes revelam que a população mundial idosa chegará, em 2050, a dois bilhões, o que exige uma reflexão sobre as ações sociais que estão sendo desenvolvidas para atender as necessidades dessas pessoas. Assim sendo, é possível questionar qual papel, na nossa sociedade, está reservado à pessoa idosa e como a sociedade “olha” para as pessoas que cuidam dos idosos.

Muitas pessoas tornaram-se cuidadores e assumiram tal encargo sem receber apoio e orientação para enfrentar as dificuldades que tal responsabilidade exige, e, não sabendo distinguir o que é próprio do envelhecimento e o que é doença, involuntariamente, deixam de prestar a necessária assistência à pessoa idosa, gerando condutas negligentes e insatisfatórias.

Pensando nisso, surgiu a necessidade de cursos de formação que objetivam orientar, capacitar e fornecer informações, visando atingir os seguintes objetivos:
1 – sensibilização dos participantes para as necessidades e cuidados básicos exigidos pelo idoso;
2 – valorização de suas habilidades e conhecimentos;
3 – oferecimento de estratégias que facilitem o dia-a-dia; e
4 – fortalecimento de sua autoestima.
O conteúdo programático do curso é:
• Envelhecimento e suas consequências para a saúde
• Doenças mais frequentes
• Primeiros socorros: Como posso ajudar?
• Segurança no ambiente familiar
• Como administrar conflitos
• Problemas Urinários
Corpo Docente
– Claudia Vallone Silva- Enfermeira formada pela UNIFESP com especialização e mestrado na área de epidemiologia.
– Márcia Chorro dos Santos- Psicóloga formada pela FMU, com experiência na área de gestão de pessoas.
– Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos- Psicóloga formada na FMU e Pedagoga formada na PUC, com especialização em Gerontologia pela SBGG – SP
“A população está envelhecendo e é indispensável existir políticas públicas nesse sentido. Sou autor da lei que cria o programa do cuidador de idosos na cidade de São Paulo e estamos pressionando para que a lei federal que regulamenta a profissão seja sancionada. Quando as professoras da APOIO nos procuraram para trazer o curso para a Câmara, aceitamos imediatamente, e digo que foi um acerto. Esse curso é sucesso”, disse Natalini. 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *