Especialistas discutem Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em São Paulo

Na segunda-feira (5), a Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), localizada no Parque Ibirapuera, sediou o Seminário “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Em sua Palestra Magna, assessor Sênior para Agenda 2030- ONU/ PNUD, Haroldo Machado Filho, destacou a importância dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de que forma cabe a cada um contribuir para viabilizá-los.

18881769_10213433051527301_4666377306707791943_n

O evento ressaltou que esses temas integram uma agenda de desenvolvimento aprovada pelos Estados-membros das Nações Unidas, a ser cumprida até o ano de 2030. Haroldo Machado Filho destacou o compromisso global desses temas e a importância de estarem sendo discutidos na maior cidade do país. O executivo ressaltou que não é possível pensar em sustentabilidade sem erradicar a pobreza (ODS nº 1) ou eliminar a fome (nº 2). Que, isolados, esses temas podem parecer amplos demais, mas analisados no conjunto, dão uma sequência lógica de desenvolvimento raciocinado.
O evento contou ainda com uma mesa redonda composta por  Ivan Cáceres, diretor do Departamento de Fomento a Políticas Públicas da SVMA e  Miriam Duailibi, representante da ONG Ecoar, com mediação de Maria Angélica Gomes, da ONU/ OMS/ OPAS. Participaram da mesa de abertura Gilberto Natalini, secretário do Verde e do Meio Ambiente, Daniel De Bonis, secretário adjunto de Educação, e Rose Inojosa, diretora da UMAPAZ.
Conheça os ODSs que precisam ser realizadas nos próximos 13 anos:
1) Erradicação da Pobreza;
2) Fome zero e Agricultura Sustentável;
3) Saúde e Bem-Estar;
4) Educação de qualidade;
5) Igualdade de gênero;
6) Água Potável e Saneamento;
7) Energia Limpa e Acessível;
8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
9) Indústria, Inovação e Infraestrutura;
10) Redução das Desigualdades;
11) Cidades e Comunidades Sustentáveis;
12) Consumo e Redução Responsáveis;
13) Ação contra a Mudança Global do Clima;
14) Vida na Água;
15) Vida Terrestre;
16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
17) Parcerias e Meios de Implementação.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *