Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo reúne centenas de pessoas e palestrantes de alto nível

Com o intuito de levar informações atualizadas às pessoas que têm as doenças, seus familiares, aos profissionais da área de saúde e também trazer as últimas novidades sobre os tratamentos para psoríase, apresentadas nos congressos internacionais, aconteceu, no dia 27 de outubro o Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo. Evento único que acontece consecutivamente há 16 anos na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do médico e vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e do Dr. Cid Sabbag. 

A Psoríase

Mais de 2% da população mundial, tem psoríase e quem foi mal diagnosticado e tem a doença há muito tempo pode desenvolver a síndrome metabólica, com o acometimento de outros órgãos, levando ao aumento do risco cardiovascular e, consequentemente, ao risco de morte. A psoríase é uma doença sistêmica que atinge vários sistemas e órgãos e que precisa ser levada a sério, devendo ser tratada multidisciplinarmente, depois de diagnosticada por um dermatologista!. Estima-se que no Brasil o número de pessoas que convivem com a doença ultrapasse 3 milhões.

Programação
Pela manhã a cerimônia de abertura foi conduzida pelo proponente do Encontro, o Vereador Gilberto Natalini que ao lado do dermatologista, Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP, parceiro desta iniciativa receberam autoridades da área de saúde e representantes de entidades e associações médicas. A pedido do Dr. Cid as entidades se comprometeram a abrir espaço para que o mesmo ministre palestras sobre a doença. 

Público leigo
Após a cerimônia de abertura foi formada uma mesa redonda com um dermatologista, um psicólogo, uma nutricionista e uma reumatologista. Uma equipe multidisciplinar que abordou temas de interesse para as pessoas com psoríase e vitiligo e seus familiares. A proposta foi atualizar o público sobre os tratamentos e mais do que isto, estimular o diálogo e a interação entre os participantes e os profissionais da área de saúde, pois o intuito foi ouvi-los e esclarecer dúvidas sobre a psoríase, uma doença que causa tanto preconceito e discriminação.

Profissionais de saúde
Para estes profissionais, professores e estudantes da área de saúde, a programação teve uma equipe de renomados especialistas, que abordaram temas relacionados a psoríase nas áreas de medicina, odontologia, farmácia, podologia, nutrição, fisioterapia e enfermagem. Cursos e protocolos com o que há de mais recente em cada área. Capacitar e reciclar profissionais de saúde, preparando-os para um novo mercado de trabalho.

As pessoas que têm Psoríase precisam de tratamentos especiais a vida toda e quando encontram profissionais qualificados, que identificam a doença, que conhecem os procedimentos adequados e prestam um serviço diferenciado, essas pessoas, reconhecem o seu valor, se tornam clientes fiéis e indicam, esses profissionais, para outras pessoas que também têm a doença.

“O objetivo do Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo, é disseminar informações atualizadas sobre as doenças, mostrando as opções de tratamentos que evitam as co-morbidades (doenças relacionadas) e garantem o bem-estar do paciente, para que ele tenha uma vida normal. Somente a conscientização pode contribuir para reduzir o preconceito”, afirma Dr. Cid Sabbag, diretor do CBEP.

Serviços gratuitos
Exames de glicemia, medição da pressão arterial, quick-massage também foram realizados pela equipes de professores e alunos do Colégio INACI e do Instituto CIMAS.

“Este evento que realizamos há 16 anos consecutivos vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos em prol da melhoria da saúde pública em nosso país. Os resultados comprovam que o esforço é valido, pois beneficia as pessoas que têm psoríase e seus familiares. Como sempre dizemos: psoríase ainda não tem cura, preconceito tem. Este é um dos nossos objetivos, fazer as pessoas refletirem sobre isto e a administração pública promover ações de apoio que interferem diretamente na qualidade de vida de quem tanto sofre com a doença, ” comenta o Vereador Gilberto Natalini.

Alguns Resultados do Encontro

  • Lei 286/2007, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que dispõe sobre o Programa de Apoio às Pessoas com Psoríase.
  • Criação de 3 ambulatórios de psoríase e aquisição de 3 máquina de fototerapia para o PAM Maria Zélia Belenzinho, a UBS Maurice Pate- Penha e a UBS Ibirapuera, resultados de emendas do Vereador Gilberto Natalini.
  • Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre psoríase.
  • Criação de um protocolo de psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde.