Iluminada de verde, Câmara lembra o Dia Internacional da Pessoa com Esquizofrenia

Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV/SP), durante esta semana, a sede da Câmara Municipal de São Paulo permanecerá iluminada com a cor verde, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Esquizofrenia, marcado para a próxima sexta-feira (24/5). A iniciativa em âmbito global é da OMS (Organização Mundial da Saúde), agência da ONU (Organização das Nações Unidas).

A mobilização busca aumentar a conscientização relacionada à doença, para promover a reflexão sobre contribuições da sociedade e ampliar a qualidade de vida dos esquizofrênicos.
Este transtorno psiquiátrico pode surgir entre o final da adolescência e início da vida adulta. Trata-se de uma alteração que influencia a correta percepção da realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas. Doença crônica e complexa, a esquizofrenia atinge cerca de 1% da população mundial e exige tratamento médico por toda a vida.
Natalini que é médico, é autor de dois projetos de leis em prol das pessoas com esquizofrenia. O PL 109/19 cria o dia de conscientização da esquizofrenia e o PL 251/19, cria a rede de atenção às pessoas com esquizofrenia. 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *