José Serra recebe Frente Democrática em Defesa do SUS

A Frente Democrática em Defesa do SUS segue trabalhando neste 2018. Na última terça, 16 de janeiro, lideranças da Saúde representaram o grupo em um encontro com o senador e ex-ministro da Saúde José Serra. O parlamentar ouviu as demandas dos profissionais, exasperados com a situação caótica em que a saúde pública nacional se encontra.


Representando os médicos, estiveram o vereador Gilberto Natalini , João Sobreira de Moura Neto, diretor adjunto de Defesa Profissional da APM e o presidente da Confederação das Santas Casas, Edson Rogatti; Renata Andréa Viana e Cláudio Luiz da Silveira, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, também participaram; além de Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Natalini, inclusive, relembrou ao senador a época de militância e de força do setor médico ao solicitar apoio à causa. Conforme disse o vereador, a saúde pública hoje está em conjuntura catastrófica. “É triste de ver a situação de grandes instituições como o Hospital São Paulo ou o Hospital Universitário da USP, cada vez mais fechando serviços e reduzindo leitos, por conta de um financiamento inadequado”, avalia.
Serra ouviu as necessidades dos profissionais de Saúde e colocou seu gabinete à disposição para eventuais auxílios. A Frente Democrática pretende, agora, continuar articulando com parlamentares relacionados à Saúde, a fim de organizar uma maneira de conscientizar os deputados e senadores sobre a real situação do Sistema Único de Saúde.
“Precisamos defender a saúde do cidadão que mais precisa. Hoje, os planos de saúde são mais valorizados e o sistema público se encontra sucateado e defasado. Precisamos fazer com que todos os profissionais do setor e a população percebam que essa luta tem de ser de todos os brasileiros, que têm o direito à Saúde garantido pela Constituição”, afirmou Sobreira.
Ações da Frente
A Frente Democrática em Defesa do SUS foi relançada em 2017. Em outubro, inclusive, cerca de 100 representantes de entidades médicas e de outras profissões da Saúde organizaram um ato público em frente à Câmara Municipal de São Paulo, como forma de denúncia da situação calamitosa dos hospitais públicos.
O grupo já se reuniu outras vezes no ano passado e já tem um calendário de ações estabelecido para 2018. Além do encontro com Serra, o vice-governador do estado de São Paulo, Márcio França, foi outra autoridade que recebeu os médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros. A Frente, agora, planeja uma grande ação para 5 de abril, às vésperas do Dia Mundial da Saúde.
Além disso, deverá ser produzida uma pesquisa de opinião com pacientes e profissionais de Saúde. O intuito é trazer à tona a percepção dos brasileiros sobre atendimento, acesso, condições para a assistência dos segmentos multiprofissionais, entre outros. Também há planos para estabelecer um programa prioritário para a Saúde, a ser apresentado aos candidatos às eleições deste ano.
Informações: site Associação Paulista de Medicina/ Fotos: Marina Bustos

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *