Lixo Zero foi tema de Fórum, em São Paulo

Aconteceu nesta quarta feira (1/08), na UNIBES Cultural, o Fórum Municipal Lixo Zero São Paulo, com objetivo de apresentar soluções e alternativas para a redução e a correta destinação do lixo e demais resíduos, visando a melhoria da qualidade de vida na cidade.


A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Ricardo Sabatini, que apresentou o projeto do instituto, em parceria com outras organizações da sociedade civil, que tem como objetivo transformar Florianópolis na primeira cidade lixo zero do país, e o ex secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge (PV/SP), que apresentou um panorama dos desafios para um melhor gerenciamento dos resíduos sólidos nas grandes cidades brasileiras.

O vereador Gilberto Natalini (PV) participou da mesa de debate “Os desafios do Cenário Local e das Políticas Públicas”, e apresentou os desafios para avançar com a reciclagem na cidade de São Paulo.
“Boa parte da reciclagem no município é feita pelos próprios munícipes, entidades e pelas cooperativas de catadores que fazem isso por conta própria, com pouquíssimo apoio do poder público”, disse Natalini. 
O vereador Natalini é autor da Lei 14.723/ 08, que cria o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores (PAMPA). O projeto que prevê a geração de benefícios ambientais, redução do desmatamento e contribuição para aumentar a vida útil dos aterros, funcionou muito bem até a gestão Kassab. A partir da gestão Haddad foi sendo diminuído e hoje apenas cerca de 20% da madeira de poda da cidade vem sendo reaproveitada.
Compuseram a mesa de debate Thais Mauad, representando o grupo Vilas Jataí, Ida e Beatriz – Ecobairros e  Juliana Cardoso, ex Secretária Adjunta de Meio Ambiente de Poá/SP.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *