Música, gastronomia e cultura: o maior Festival Latino-Americano do Brasil!

As principais atrações da comunidade latina em São Paulo estiveram presentes no Festival Soy Latino, que aconteceu neste sábado (12), na Praça Cívica do Memorial da América Latina. O evento reuniu as tendências culturais, artísticas, sociais e gastronômicas de pelo menos sete países da região (Cuba, Peru, Colômbia, Chile, Bolívia, México e Paraguai). O Festival entrará para o calendário oficial da cidade de São Paulo, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que fez questão de prestigiar o evento. 


Idealizado e produzido pelo peruano Ives Berger, diretor do Portal El Guia Latino, em parceria com a ONG PAL (Presença de América Latina), o evento acontece através de diversas parcerias, entre elas uma emenda parlamentar de autoria de Natalini. 

Segundo Berger, a 6ª edição do Soy Latino trouxe “novidades de ritmos e sabores”. O idealizador do evento destacou atrações, como o grupo paulistano de música cubana “Quimbará”. A banda toca desde cumbias colombianas e salsas porto-riquenhas até ritmos cubanos tradicionais. A cantora Celina Castro, de El Salvador, retornou ao Festival com novo repertório e cheia de energia. Também estiveram presentes os DJ’s Gabriela Ubaldo (Macumbia/Brasil), Branca (Salsa/Reggaeton), Bruno Gadelha (Congresso Mundial da Salsa/Brasil) e Montoya (Salsa, Reggaeton, Merengue/Colômbia).

“Esse ano trambém trouxemos uma novidade que foi o recebimento de doações para os venezuelanos”, disse Oriana Jara Maculet- presidente da ONG Presença da América Latina. 

Na gastronomia, o restaurante peruano “Inkahuasi” (que vem ganhando destaque em São Paulo por oferecer a reconhecida culinária peruana sem adaptações) participou com as delícias do país andino. Entre outros chefs e cozinheiros da comunidade latina, também estiveram presentes “Tex Mex El Chivito” (com seu food truck cheio de estilo) e “Los Mendozitos”, que participaram com seu bar itinerante de vinhos produzidos na região de Mendoza.

“São Paulo é uma cidade formada por mais de 180 povos, muitos latinos, é nossa obrigação apoiar ações como o Soy Latino. Essas pessoas ajudam na construção de São Paulo. Me sinto muito honrado em poder estar presente nesse importante evento que já faz parte do calendário da cidade”, disse Natalini. 

 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *