Natalini participa de reunião preparatória do seminário sobre construção e manutenção de obras

Na manhã desta 3ª feira (12), o Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP, reuniu dezenas de profissionais da engenharia e representantes de entidades civis e do poder público para “Reunião preparatória do seminário sobre construção e manutenção de obras” que debateu estratégias e formas de inspecionar obras e equipamentos de interesse público. O objetivo do encontro foi reunir elementos para organizar o evento previsto para ocorrer em abril para dar uma resposta a sociedade sobre os diversos eventos ocorridos recentemente.

Ainda sem uma data fechada, a proposta inicial é que o seminário tenha três grandes eixos: obras de arte, barragens e infraestrutura das cidades. Este último debateria temas urgentes que estão vindo à tona como a manutenção das pontes e viadutos, depois do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros, e o sistema de drenagem das vias subterrâneas. A reunião ocorre um dia após a população da Grande São Paulo ter vivido momentos de caos devido a uma forte chuva que deixou diversos bairros debaixo d’água e matou 13 pessoas.

Durante a abertura dos trabalhos, Murilo Pinheiro, presidente do SEESP, sugeriu a criação de uma secretaria de engenharia de manutenção “seja na prefeitura, no estado, em nível federal, poderia ser criada a Secretaria Nacional de Manutenção, onde os profissionais pudessem periodicamente inspecionar, com um ckeck-list, as condições físicas dos equipamentos”.

O vereador Gilberto Natalini (PV) parabenizou a iniciativa por representar o sentimento generalizado da cidade “e acho que até do país. Porque o Brasil abandonou a cultura da manutenção. Faz muito tempo que a política de manutenção está em segundo plano”.

“Presenciei uma discussão muito enriquecedora e se falou inclusive da importância de se prever verba para tudo isso no orçamento público. E o orçamento público caminha para onde a pressão é maior. Então a pressão social, da população e das instituições é fundamental”, acrescentou.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.