Novembro Azul: Mês da Prevenção do Câncer de Próstata

Tem início o mês de novembro e com ele o Novembro Azul, mês da prevenção ao câncer de próstata. A doença em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 29% do gênero masculino. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta, um homem morre a cada 38 minutos, vítimas desta doença no Brasil. A estimativa é que tenham 68220 casos novos.
É algo muito sério e que devemos ficar de olho. Temos trabalhado no combate ao câncer de próstata e em defesa de uma saúde de qualidade para TODOS.
Como vereador, apoiamos na criação de Associação pela Saúde da Próstata, além da realização de eventos, como exemplo o Ciclo de Debate Município Saudável, junto com o Hospital Brigadeiro e a Associação Saúde da Próstata.
Segundo o oncologista Fernando Maluf, em entrevista para o programa Bem Estar da Rede Globo, quem faz os exames periodicamente, têm chances de cura de 80 a 90%.
Precisamos ajudar na divulgação da doença e orientar as pessoas o quanto é importante a prevenção. Ajudem a divulgar. Todos juntos no Novembro Azul!
Gilberto Natalini- médico e vereador (PV/SP)

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *