Outubro Rosa chegou!

O Outubro Rosa é um movimento que previne o câncer de mama com diversas iniciativas  em todo o mundo. É uma causa bem nobre e que devemos abraçar para reduzir o número de mulheres doentes.

Este movimento originalmente surgiu nos Estados Unidos mas, aqui no Brasil, especialmente em São Paulo, começou com a iluminação do obelisco no Parque do Ibirapuera, zona sul da cidade, em 2002. Esta atividade começou com um grupo de mulheres simpatizantes com a causa da prevenção.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas, em algum conjunto de células, passando a se dividir descontroladamente. Acontece o crescimento anormal das células mamárias e, muito dos casos pode ser constatado pelo toque (autoexame), ao sentir caroços internos.

Por isso, é importante fazer a prevenção, como autoexames de toque e sempre consultar o ginecologista. Alimentação saudável e prática de atividade física também são muito importantes.

Esta questão é muito séria. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, em 2018, houve cerca de 59.700 novos casos, dos quais mais de 14.388 resultaram em morte.

Trabalho há anos por uma saúde de qualidade para todos, com um Sistema Universal de Saúde- SUS de qualidade. O SUS engloba promoção, prevenção e tratamento.

Juntos por uma saúde de qualidade para todos. 

Gilberto Natalini- Médico e Vereador PV/SP

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.