Parabéns aos idosos pelo seu dia!!!!

Nesta 2ª feira (1), comemora-se o Dia Internacional do Idoso. O envelhecimento populacional é um grande desafio. No mundo, a cada segundo duas pessoas celebram seu sexagésimo aniversário. Uma em cada nove tem 60 anos de idade ou mais, e estima-se um crescimento para uma em cada cinco para 2050. (UNFPA, 2009)

No Brasil, o ritmo é acelerado. Estima-se que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país, passando de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). (IBGE, 2016).

Os estudos estimam que a ‘virada’ no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o percentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.

Se por um lado a longevidade pode impactar a saúde e a previdência, por outro, pode representar grandes oportunidades para a sociedade, governo e empresas. É necessário, portanto, que os esforços sejam concentrados para essa nova demanda.

Temos dedicado boa parte do nosso mandato às causas dos idosos. Sou autor de leis importantes como a Lei do Envelhecimento Ativo e a Lei que cria o Programa do Cuidador de Idoso. Também criamos a Coordenadoria do Idoso, hoje ligada à Secretaria de Direitos Humanos. Realizamos esse ano o IV Congresso Envelhecimento Ativo, que reuniu mais de 1200 pessoas para discutir o Trabalho na Terceira Idade. Em parceria com a empresa APOIO capacitamos mais de 5000 pessoas nos cursos de cuidador de idosos. 

Tivemos muitas conquistas, temos o que comemorar nesse dia 1 de outubro, mas o trabalho precisa continuar. 

Gilberto Natalini-  Médico e Vereador (PV/SP)