Plantio Global acontece em diversas cidades do mundo

O II Plantio Global, ação colaborativa e comunitária para promover as árvores nativas na metrópole, acontece nesse domingo (18). No primeiro Plantio Global no ano passado, participaram os seguintes países: Austrália, Eslovênia, Espanha, Equador, EUA, França, Japão, Inglaterra, Itália e México. No Brasil, 73 cidades plantaram juntas. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que é um ambientalista e realiza o plantio de árvores no seu dia a dia, fez questão de prestigiar o evento, no bairro da Vila Mariana, no entorno do Instituto Biológico.  A ação na Vila Mariana foi organizada pelo CADES, Prefeitura Regional e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. 


O Plantio Global é uma ação colaborativa e comunitária que reúne grupos de cidades do Brasil e do mundo que realizam plantios arbóreos em área urbana com a intenção de produzir um efeito transformador para resgatar e valorizar os elementos da vegetação nativa que amplie a conscientização e as boas práticas ambientais. Esta ação também pretende inspirar a criação de novos grupos para ampliação da troca de experiências e de conhecimento, aquecendo a discussão sobre o tema, e contribuindo com a experimentação e o aprimoramento de políticas públicas para o setor.

Os voluntários vão plantar 100 árvores na extensão do Corredor Verde para Polinizadores (CVP), implementado em 2017 nos arredores do Instituto Biológico com espécies nativas (árvores, arbustos e forrações atrativas aos polinizadores). Um dos objetivos do CVP é conscientizar a população sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental, com foco na polinização por insetos e avifauna também. O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo – como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas.

Essa é uma ação tão importante quanto plantar florestas, pois criará conexões entre os bosques, maciços e florestas já existentes, favorecendo o serviço dos polinizadores, o que é fundamental e muito benéfico para a ampliação da biodiversidade na cidade.

A cidade de São Paulo, assim como muitas outras, trocou a imensa biodiversidade nativa da Mata Atlântica por esparsa arborização urbana, composta por um excessivo número de espécies exóticas que não favorecem a cadeia ecológica local. Hoje, o cidadão paulistano desconhece sua vegetação ancestral, suas frutas, estética, espécies e fauna.

Os plantios são realizados com a maior diversidade possível de espécies nativas de ocorrência regional que tenham a capacidade de oferecer serviços ambientais em harmonia com a estrutura urbana existente. Neste processo são observadas as técnicas ecológicas e botânicas locais, envolvendo a parceria de diversos grupos: sociedade civil, organizações privadas e poder público.

De carona com o plantio, abordam-se também temas relacionados à qualidade do solo, à quantidade de áreas permeáveis, à recarga hídrica do lençol freático, à conectividade da vegetação na paisagem para criação de corredores que favoreçam o trânsito da fauna, à qualidade do ar e a função da vegetação no sequestro de carbono, à redução das ilhas de calor urbano em função da vegetação, dentre outros tantos que chegam até aos aspectos de saúde e de bem-estar da população que usufrui de áreas ecologicamente equilibradas.

Assim, é fundamental que sejam permanentes as ações que promovam plantios adensados de espécies nativas em áreas públicas, seja pelos cidadãos, comunidades, poder público ou iniciativa privada em apoio a concretização das diretrizes do Plano Diretor Estratégico, as premissas da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Diversos ODS serão atendidos com esta iniciativa, especialmente o ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e o ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
“O Plantio Global é um sucesso, na Vila Mariana estamos com centenas de voluntários plantando árvores. Plantar é uma necessidade de sobrevivência da humanidade e do planeta. Devemos plantar e cuidar das árvores. Esse ano estou colocando emendas parlamentar em 4 bairros (Santo Amaro, Penha, Lapa e Butantã) para tratar das árvores”, disse Natalini. 
 
Fonte: Prefeitura Regional da Vila Mariana

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *