Programa Tecendo Sonhos visa promover relações dignas de trabalho, por meio do empreendedorismo

A ONG Presença da América Latina e a Aliança Empreendedora, com o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV) realizaram na tarde deste sábado (23), na Câmara Municipal de São Paulo, um encontro referente ao Programa Tecendo Sonhos. Natalini não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora Luciana Feldman. 


O Programa Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, com o objetivo de promover relações dignas de trabalho na cadeia têxtil com o público imigrante latino americano, por meio do empreendedorismo. As ações do Programa buscam integrar micro e pequenos empreendedores da cadeia têxtil, organizações sociais que trabalham com migração, governo, redes como a COETRAE (Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Secretaria Estadual da Justiça, pesquisadores e tecnologias que transformem as relações de sua cadeia e o consumo responsável.

O trabalho do Programa consiste em capacitar empreendedores donos de oficina de costura a se profissionalizarem, formalizarem, cumprindo dessa forma as regras de segurança do trabalho, e em paralelo, conectando esses empreendedores com mentores e novos clientes para que possam estabelecer outras relações comerciais mais saudáveis. Para realizar esse trabalho de forma sistêmica, conta com uma rede de organizações parceiras e aliadas, que apoiam em todas as etapas de execução do projeto, ampliando assim o impacto dos resultados.

Entidades apresentaram seus trabalhos e em seguida aconteceu uma roda de conversa com o público, para troca de informações. Foi sugerida a criação de uma Frente Parlamentar sobre Compras Públicas, que é uma lei que obriga os governos a contratar 25% das suas compras de pequenos e médios empreendedores. Infelizmente a lei não tem sido cumprida. 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *