São Paulo precisa dos seus Córregos Limpos

São Paulo é  uma das cidades brasileiras que mais enfrenta problemas com os seus córregos. O lançamento de esgoto e o descarte indevido do lixo são um dos fatores cruciais para haver transbordamentos, enchentes nas ruas, construções civis inadequadas próximas, especialmente em regiões periféricas, com grande contingente populacional.


Dentro disso, a vegetação, rios e córregos são massacrados pelas intervenções humanas.
O Programa Córrego Limpo é um programa criado pela Prefeitura de São Paulo em 2007, de recuperação de córregos e ribeirões, limpando a sujeira por meio de ações técnicas e operacionais. O trabalho é conjunto com a Sabesp, funcionou de forma integrada entre as esferas estadual e municipal até 2012, mas a partir de gestão passada teve suas ações praticamente interrompidas.
Como Secretário do Verde e do Meio ambiente em 2017, articulei a retomada do programa, por meio da assinatura de um novo termo de cooperação entre o governo Estadual e Municipal. Infelizmente, após a minha saída, o programa, de fato, não foi retomado.
Recentemente, destinei emenda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de São Paulo para 2019, visando a manutenção do programa nos 149 córregos já recuperados e para ampliação do programa em 10%, recuperando mais 14 córregos.
Também, sou autor do PL 144/2015 que dispõe sobre intervenções no curso e leito de córregos e talvegues na cidade de São Paulo. Objetivamos reduzir impactos ambientais decorrentes da canalização e fechamento de córregos e talvegues e, assim, melhorar a convivência sustentável com os corpos d’água em área urbana.
O projeto também propõe uma manutenção constante de faixas de vegetação e matas ciliares; redução da impermeabilização do solo, permitindo uma maior infiltração da vazão, diminuindo o caudal em chuvas torrenciais, contribuindo para evitar enchentes e alagamentos.
Precisamos preservar a natureza, é um dever de cada um.  
Gilberto Natalini- Vereador PV/SP

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *