Unifesp discute conscientização da esquizofrenia

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Programa de Esquizofrenia (Proesq) e em parceria com Associações de Familiares, promoveu no dia 24 de maio, na sede da UNIFESP, o Dia pela Conscientização ou Atenção à Esquizofrenia. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) foi um dos palestrantes. 

A esquizofrenia é um transtorno mental que afeta cerca de 1% da população em geral. Causa grande sofrimento para as pessoas afetas e suas famílias. Infelizmente, é uma das condições psiquiátricas mais associadas a preconceito. Um dos principais obstáculos para enfrentar o estigma é o acesso à informação e conhecer casos de boa evolução da doença.

A data já faz parte do calendário em diversos países, buscando destacar o desafio de tratar a doença, mas colocando a pessoa que necessita de ajuda e suporte em destaque, em toda a sua complexidade humana. O lema da campanha deste ano é “Esperança realista e as possibilidades na vida com esquizofrenia”, um convite à reflexão para as pessoas com esquizofrenia, seus familiares e os profissionais de saúde, buscando entender e discutir a redução das barreiras do estigma e criar oportunidades de superação.
“Nós apresentamos 2 projetos de lei em defesa das pessoas com esquizofrenia, um para criar o Dia de Conscientização e outro para criar o Programa de Atenção às pessoas com esquizofrenia. Além disso conseguimos que a Câmara Municipal ficasse iluminada de verde durante toda a semana. A luta é árdua, a psiquiatria precisa se unir para conseguir avançar, contem com o nosso apoio”, disse Natalini. 
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *