O programa SP Capital da Cultura realizou uma série de atividades pela preservação de patrimônios históricos e culturais

O programa São Paulo Capital da Cultura ocupou as ruas da cidade, entre os dias 14 e 18 de agosto.  Foram realizadas diversas atividades educativas ligadas à preservação e valorização de patrimônios históricos e culturais. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) não pôde estar presente, mas foi representado pelo seu assessor parlamentar, o arquiteto e urbanista Antonio Castelo Branco.

Na 5ª feira (15), o gabinete do parlamentar acompanhou a Semana de Valorização do Patrimônio 2019,  que aconteceu na Biblioteca Mario de Andrade.  A mesa que discutiu “O tombamento na dinâmica municipal”, apresentou tombamentos recentes realizados pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), temas estudados nos últimos anos e trabalhos técnicos de pesquisa efetuados pelo Departamento que embasa parte de decisões do órgão municipal deliberativo, o CONPRESP.

Com a extensa programação de atividades – roteiros históricos, visitas a imóveis tombados, oficinas e entre outras – na “Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana”, o gabinete de Natalini realizou um dos roteiros da Jornada na manhã do sábado (17), caminhando pelas ruas do Bixiga, lugar onde a história está viva, com centenas de imóveis tombados e de tradição comunitária. A fim de conhecer e explorar a memória local visitaram o Centro de Memória do Bixiga, criado por Walter Taverna, figura emblemática do bairro que estava no local recepcionando e trocando experiências com pesquisadores, estudantes e demais visitantes.

O mandato de Natalini, que tem se dedicado às questões urbanísticas da cidade, fez questão de prestigiar os eventos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura. Um programa cultural que buscou ampliar e intensificar o sentido de pertencimento, fortalecer as memórias paulistanas, com maior respeito e valorização à história de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *