Região central de Sampa ganha um pátio de compostagem!

A prefeitura de São Paulo inaugurou no dia 30/10 a central de compostagem de resíduos orgânicos da Sé. A partir dessa iniciativa os resíduos orgânicos das feiras livres e da poda de árvores da região central, que até então iam parar nos aterros, serão aproveitados para criação de adubo.


A estimativa é que o novo pátio trate cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos por semana, se transformando assim, em 12 toneladas de composto orgânico. Abastecerá praças, parques, hortas comunitárias e escolas, sendo um grande incentivo para a educação ambiental. Qualquer pessoa pode pegar estes adubos gratuitamente e usar em seus jardins ou hortas. 
A previsão é que a cidade de São Paulo inaugure mais 15 pátios de compostagem até o ano de 2020. De acordo com dados públicos, a cidade de São Paulo produz 18 toneladas de lixo por dia e, metade destes, são lixos orgânicos que podem ser reutilizados como adubo.
Todo esse resíduo vai parar em aterros sanitários, onde tais resíduos são depositados com os demais tipos de lixo e não recebem nenhum modo de tratamento, o que gera a emissão de gás metano (CH4), um gás cerca de 25 vezes mais nocivo e agressivo para o meio ambiente do que o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2).
Esta prática então ajuda muito na redução do aquecimento global e na mitigação às mudanças climáticas, dando um fôlego para os nossos aterros que estão totalmente sobrecarregados.
No meu dia a dia, também realizo ações em minha residência. Montei uma horta orgânica no quintal, bombonas para recolhimento de água de chuva e adquiri uma composteira doméstica.
Todos nós temos responsabilidade com o meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, viveremos com muito mais qualidade de vida. São ações simples, que podem tornar o mundo muito mais sustentável.
Gilberto Natalini- Ambientalista, Médico e Vereador (PV/SP)

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *