Saiba onde descartar os seus recicláveis!!

Um dos grandes desafios dos centros urbanos é o lixo.

A cidade de São Paulo hoje produz 20 mil toneladas de lixo por dia, sendo aproximadamente 12 toneladas de lixo domiciliar. Desse montante 35% são lixos secos passíveis de reciclagem.

A responsabilidade de preservar o meio ambiente é de cada cidadão que precisa separar seu lixo corretamente e se for preciso, levá-lo aos postos de coleta caso o seu bairro não ofereça o serviço de recolhimento de materiais recicláveis.

Além disso, é preciso consumir de forma consciente e produzir menos lixo.

Segue abaixo instruções para você colocar em prática a reciclagem!

Artigo vereador Gilberto Natalini “ O meu o seu o nosso lixo”


COLETA SELETIVA

A cidade de São Paulo dispõe de um programa de Coleta Seletiva para resíduos de papel, plástico, vidro e metais.

Confira a disponibilidade do serviço, o dia e horário da coleta seletiva de acordo com a sua região:

Prefeituras Regionais: Butantã, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia do Ó/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

http://www.loga.com.br/content.asp?CP=LG&PG=LG_C02

Prefeituras Regionais: Aricanduva/Formosa, Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Socorro, Vila Mariana e Vila Prudente.

http://www.ecourbis.com.br/ecoleta.aspx

*Não é necessário separar por tipo de material. Essa triagem é feita pela cooperativa nas centrais mecanizadas ou manuais.


PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE RECICLÁVEIS – PEV

Caso a sua região não seja atendida pela Coleta Seletiva ou você tenha perdido a hora do caminhão verde, a Prefeitura disponibiliza Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis – o PEVs .

O PEV é um contêiner verde com capacidade para 2,5 mil litros, adesivado com informações sobre o que pode ser colocado ali: só papel, metais, plásticos e vidros.

A Prefeitura também disponibiliza ECOPONTOS, para entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

Além dos PEVs e dos ECOPONTOS da Prefeitura, a cidade dispõe de pontos de entrega voluntária geridos por empresas, organizações não governamentais, associações e cooperativas.

Verifique no link abaixo a localização de todos Ecopontos, PEVs de Lixo Eletrônico e Pontos de Coleta de Óleo de Cozinha na cidade de São Paulo.

CLIQUE AQUI E SAIBA ONDE DESCARTAR RECICLÁVEIS

Por fim você pode construir ou comprar uma composteira para transformar cascas de frutas e legumes e sobras de verduras em um ótimo adubo para seu jardim ou vasos de plantas. CLIQUE AQUI para assistir o vídeo em que o Vereador Natalini ensina a usar a composteira.