Segunda fase de vacinação contra o sarampo começa hoje

Nesta 2ª feira (18/11), começa a segunda fase de vacinação contra o sarampo, em todo o país e vai até o dia 30/11. Na primeira fase, 400 mil crianças na faixa de 6 meses a 4 anos se vacinaram, segundo o Ministério da Saúde. O foco agora da campanha é o público jovem, de 20 a 29 anos.

É importante a imunização e conscientização de todos os jovens, mesmo que já tenham tomado a vacina em algum momento da vida.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo, são os jovens nessa idade, que mais têm casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, afirma que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a segunda dose, necessária para a proteção.

No Estado de São Paulo, até o dia 13 do mês de novembro, foram confirmados 11.574 casos da doença. De todo esse total, 6.510, que representa 56,24% da população são da capital paulista. 14 pessoas morreram.

O Ministério da Saúde alerta para outras três etapas da campanha de vacinação até 2020, para atingir a meta de vacinação em 2,6 milhões de crianças e 13,6 milhões de adultos.

A vacinação é muito importante. Previna-se!

Gilberto Natalini- Médico e Vereador PV-SP