Vem aí o Janeiro Roxo- Campanha de Combate a Hanseníase

A COVISA, órgão de vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, organiza o #JaneiroRoxo, campanha de combate a hanseníase. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) é um parceiro da causa há anos, por outros compromissos assumidos, não pôde estar presente na reunião preparatória, mas foi representado pelo seu assessor legislativo Marden Negrão.

A reunião contou com a participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, entidades da sociedade civil, entidades religiosas e instituições públicas e privadas de ensino superior. Serão organizadas ações de conscientização sobre a doença e seu tratamento.

A hanseníase é uma doença crônica, mas com diagnóstico precoce e tratamento, é curável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 200.000 pessoas desenvolvem a hanseníase. 1 em cada 10 desses novos casos ocorre no Brasil.
Somos a segunda população mais atingida por novos casos. Somente em 2018 foram 28.660 notificações confirmadas.

As notificações nos últimos três anos têm sofrido crescimento. Entre 2016 e 2018 houve o crescimento de mais de 3500 casos, com maior crescimento nas regiões centro oeste, norte e nordeste do Brasil. A meta é o diagnóstico precoce visando interromper o ciclo de novas transmissões.

A participação de toda a sociedade e o combate ao preconceito são fundamentais para o êxito da Campanha Janeiro Roxo 2020.