Vila Clementino será um bairro Amigo do Idoso

Na manhã desta 3ª feira (5/11), aconteceu na sede da UNIFESP, o lançamento do Bairro Amigo do Idoso da Vila Clementino. O Subprefeito da Vila Mariana, Fabricio Cobra Arbex e o diretor da EPM/ UNIFESP, Manoel Girão, assinaram a portaria criando o Comitê que irá trabalhar o projeto no bairro. Fizeram parte da mesa de abertura, além do subprefeito, os vereadores Gilberto Natalini (PV-SP) e Mario Covas Neto (Podemos), o Diretor da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP- Dr. Manoel Girão, Prof. Luiz Roberto Ramos- Titular da Medicina Preventiva e Sandra Gomes- Coordenadora de Política Públicas para Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos de SP.

O projeto Bairro Amigo do Idoso surgiu a partir da idealização e da experiência do Dr. Alexandre Kalache, que inicialmente propôs o projeto Cidades Amigas do Idoso para o município de São Paulo, uma vez que, participou e presenciou a implantação do mesmo em diversas cidades do mundo. Admitiu-se que na cidade de São Paulo, dada a sua extensão e heterogeneidade, o projeto pudesse ser desenvolvido nos bairros, primeiramente, e progressivamente expandir-se para toda a cidade.

O objetivo geral do projeto é criar redes integradas de atenção à pessoa idosa de serviços de saúde, sociais, educação, lazer e cultura, além dos serviços de zeladoria como é o caso das calçadas acessíveis e permeáveis.

Entre 13% e 15% da população da Vila Clementino são idosos.

Por iniciativa de Natalini, o projeto começou a ser implantado no bairro em 2011, teve avanços como melhoria nas calçadas, calçadas elevadas nos pontos de ônibus, reforma do entorno da Cinemateca Brasileira, com programação de filmes para idosos, implantação de academias ao ar livre nas praças e parques, além de um brilhante atendimento de saúde aos idosos do bairro. Infelizmente em 2013 o projeto parou e agora felizmente com o apoio de todos está sendo retomado.

Além da Subprefeitura da Vila Mariana e da EPM/ Unifesp, fazem parte do comitê as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Esportes, Transportes e Assistência e Desenvolvimento Social, além da Câmara dos Vereadores de São Paulo, por meio dos vereadores Gilberto Natalini (titular) e Mario Covas Neto (suplente), e o Grande Conselho Municipal do Idoso.

O comitê tem como objetivo promover ações regionalizadas para dar efetividade ao Programa São Paulo Amigo do Idoso e ao Selo do Amigo do Idoso, instituídos pelo Decreto Estadual nº 58.407, de 15 de maio de 2012.

“Estou muito feliz primeiramente por estar na EPM/ UNIFESP, escola onde me formei, depois lançando um programa tão importante como é o Bairro Amigo do Idoso. O mundo está envelhecendo e políticas públicas voltadas aos idosos é cada dia mais indispensável”, disse Natalini.