Você sabia que existem 45 feiras orgânicas em São Paulo?

Alimentos orgânicos são os alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento.

O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) é autor de leis importantes nesse sentido. A Lei 16.140/15, dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar da cidade de São Paulo e a Lei 16.780/18,  proíbe a oferta de embutidos na composição da merenda. O parlamentar também é autor de dois projetos de leis que proíbe o uso e a comercialização de alguns tipos de agrotóxicos prejudiciais à saúde.

Na cidade de São Paulo existem 45 feiras orgânicas ou agroecológicas. As feiras são os espaços mais antigos de comercialização e que ainda resistem em alguns municípios. São uma ótima alternativa da compra direta com o produtor, pois diminuem intermediários no processo (e, consequentemente, o preço), estimulam a autonomia do produtor e valorizam a produção local de alimentos.

Além das feiras, tem os Grupos de Consumo Responsável, que são iniciativas de consumidores organizados que se aproximam de produtores e, juntos, propõem comprar produtos de uma forma diferente da que ocorre no mercado tradicional, pois agregam preocupações com as questões sociais, ambientais e de saúde, da produção até o consumo. O propósito desses grupos é fomentar o consumo diretamente do produtor, seja simplesmente através da aquisição de cestas de alimentos orgânicos ou do financiamento dos produtores.

Por fim, existem os Comércios Parceiros de Orgânicos, que são iniciativas que ocorrem diretamente entre consumidor e agricultor ou com apenas um intermediário. Essa relação deve ser transparente e justa, com preços que possam cobrir as despesas operacionais.

Saiba mais e conheça o mapa das Feiras no site www.idec.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *