Capital registra 15 mil vítimas e 450,2 mil casos confirmados de Covid-19

De acordo com boletim diário desta terça-feira (15/12) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista totaliza 15.043 vítimas da Covid-19.

Há, ainda, 450.268 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 649.562 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 631.390 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Em relação ao sistema público de saúde, nesta terça-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na Grande São Paulo é de 66%.

Já na última segunda-feira (14/12), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 39%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Ações e Atitudes

Na tarde desta terça-feira (15/12), em reunião do Colégio de Líderes da Câmara Municipal de São Paulo, lideranças partidárias discutiram implantar novamente medidas mais rígidas de combate à pandemia. Em virtude do crescimento dos casos na capital paulista, a orientação foi para que a capacidade dos gabinetes seja reduzida para 20%.

Outra recomendação da Mesa Diretora é retomar os trabalhos da Casa de forma virtual, com o objetivo de evitar aglomeração e manter o distanciamento social dentro do prédio da Câmara de SP.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realiza blitz educativa esta semana para alertar sobre o novo coronavírus. Na blitz, que vai até a próxima sexta-feira (18/12), haverá intervenções com mensagens de profissionais de saúde aos motoristas, orientando sobre medidas de prevenção da doença.

As ações vão ocorrer em vários pontos da cidade, sempre das 7h às 9h. Na quinta-feira (17/12), a blitz acontece na zona Leste, entre as avenidas Sapopemba e Rodolfo Pirani. Na sexta-feira (18/12), a ação será desenvolvida entre Avenida Guapira e a Rua Benjamim Pereira, na zona Norte..

A companhia também informa que irá colocar um painel móvel em alguns pontos da capital com mensagem sobre a importância de se usar a máscara sempre.

Fonte: Portal Câmara Municipal de São Paulo

About natalini